Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sexta-feira, 25 de março de 2011

Grande encontro de garimpeiros de Serra Pelada

Neste final de semana eu, juntamente com uma equipe da Band Imperatriz, estarei acompanhando a Assembléia dos garimpeiros ligados à Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, aonde se fará presente, dentre outras autoridades, o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. Após as reuniões as autoridades farão uma visita à  mina de Serra Pelada,    que já foi considerada o maior garimpo a céu aberto do mundo.


Sobre o encontro

Cerca de 20 mil associados da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) deverão participar neste domingo (27) em Curionópolis de mais uma assembleia da categoria que vai tratar dos itens constantes no edital de convocação da AGO. Dentre os temas estão a prestação de contas do exercício de 2010 e a eleição do novo Conselho Fiscal da cooperativa. Será apresentado também o novo quadro social da cooperativa, que foi reformado. “Tiramos do quadro social 6.500 nomes fictícios”, informou o presidente da Coomigasp, Gessé Simão.

Seminário

Segundo ele, ocorrerá no Teatro Municipal de Curionópolis um seminário sobre “Mineração e Geologia no Sul do Pará”, organizado pela prefeitura municipal do município e pela Coomigasp, e coordenado pelo secretário de Geologia Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar. Participarão do evento representantes da Vale, do Grupo de Mineração Leolar e da parceria  Coomigasp/Colossus. O evento contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão,  deputados e senadores dos estados do Pará e do Maranhão, prefeitos da região, entre outras autoridades.

O encontro será encerrado no domingo  às 12h30 pelo ministro Lobão, que, após almoço da comitiva, se deslocará até a mina de Serra Pelada, onde fará uma visita oficial àquele que já foi considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo. Estão previstas também as presenças dos senadores João Ribeiro (PR-TO), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Edison Lobão Filho (PMDB-MA), do presidente da Assembleia Legislativa do estado do Pará, Manoel Pioneiro, além de deputados federais e estaduais do Pará e do Maranhão. 

Viabilidade do Projeto

Em recente audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Pará, em Belém, os deputados estaduais paraenses conheceram detalhes da nova situação da Mina de Serra Pelada. “Já estamos gerando emprego e renda a uma população que aplaudi e apóia o projeto da Nova Mina de Serra Pelada, o qual também servirá para melhorar a qualidade de vida dos milhares de garimpeiros sócios da Coomigasp´”, afirmou Gessé Simão durante sua exposição no plenário daquela casa legislativa, para em seguida fazer um alerta: “Lamento que esses elementos criminosos expulsos de Serra Pelada por fomentar assassinatos, a prostituição infantil e o tráfego de drogas, entre elas o crack, para jovens indefesos, agora batem nos gabinetes dos deputados na tentativa de induzi-los a apoiar as suas mentiras”, disse ele, conforme destacou a própria assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Pará.

Balanço

Ao fazer um balanço de suas atividades como presidente da Cooperativa de Mineração do Garimpo de Serra Pelada, Gessé Simão, afirmou que está cumprindo com sua missão. “Iniciamos com o propósito de resolver a situação de Serra Pelada. Passamos por um momento crucial para receber nosso alvará de pesquisa, que era discutido demasiadamente por um grupo oposicionista. Esse grupo dizia que esse direito não era da Coomigasp. Após a confirmação do CNPJ da cooperativa por parte do ministério da Fazenda, ficou comprovado que o direito de receber o alvará era de fato da Coomigasp. Em seguida vieram as pesquisas e mais uma vez sofremos com perseguições e chantagens do grupo oposicionista, que é formado por uma minoria”, destacou.

Gessé Simão explicou que todas as etapas foram cumpridas, de acordo com a legislação: apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); debate e solicitação do direito minerário por intermédio da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM); elaboração do Plano de Aproveitamento Econômico - PAE, que foi discutido e aprovado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e obtenção da licença ambiental junto ao Conselho de Meio Ambiente do Estado do Pará; a liberação da Licença de Instalação (LI) e finalmente a liberação da concessão de lavra por parte do ministério de Minas e Energia. “Foi uma luta, mas obtivemos uma grande conquista e foi uma festa muito bonita. E era tudo o que o garimpeiro precisava. Ter a concessão de lavra para implantar o projeto e em seguida partir para a produção mineral tão sonhada e tão desejada. A verdade é que hoje o garimpeiro tem realmente uma mina, que já foi instalada e está sendo implantada. Após implantada, nós vamos iniciar a produção mineral possivelmente no final deste ano”, afirmou Gessé,  ressaltando que os “garimpeiros estão unidos no mesmo propósito e confiantes em tudo isso”.

Projeto Nova Serra Pelada

Paralelo ao desenvolvimento do Projeto da Nova Serra Pelada, diversas ações para melhoria da qualidade de vida da comunidade estão sendo realizadas na vila. As ações atingem desde crianças até a melhor idade, mas principalmente os jovens em idade escolar, levando práticas esportivas e educativas que contribuem para que esses jovens saiam das ruas e não se envolvam com drogas e outras práticas ilícitas.

O ano de 2010, especialmente o segundo semestre, foi cheio de atrativos e de projetos na área social: reformas em escolas, projetos esportivos, baile para idosos roda de leitura, cinema, ação de cidadania, entre outros. Em 2011, mais programações foram planejadas para gerar bem estar social em Serra Pelada.

Parceria

A parceria da Coomigasp/Colossus tem fortalecido a economia da região do sul do Pará. O município de Curionópolis vem recebendo novas empresas e, com isso, tem aumentado o número de trabalhadores na área. Os poucos hotéis e restaurantes existentes não são suficiente para atender a demanda. A exploração mecanizada da mina de Serra Pelada começa a dar outra cara para a região e as perspectivas são as melhores em termos de fortalecimento e desenvolvimento econômico e social para a Vila de Serra Pelada e para Curionópolis.
De acordo com informações da empresa Colossus, a mineradora vem investindo a cerca de quatro anos em Serra Pelada, tendo aplicado quase R$ 30 milhões somente em pesquisas. Segundo ele, a empresa pretende investir US$ 120 milhões até o final de 2011, quando o minério começa a ser explorado.

ASCOM Coomigasp