Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

quarta-feira, 30 de março de 2011

Serra Pelada: Ontem e Hoje

Garimpeiros reunidos na boca do Tunel da Nova Serra Pelada
Eu conheço a Serra Pelada por suas histórias e pelos registros e documentos da época do garimpo feito manualmente. Entretanto, tive o prazer de pisar aquele chão neste último final de semana e conheci algo completamente diferente daquela imagem que eu tinha do  que foi considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo

Quando se fala em Serra Pelada a imagem que está na mente da maioria de nós é a daquele formigueiro humano, num trabalho desumano que enriqueceu a poucos, frustrou a muitos e alimenta o sonho de outros que aguardam, até hoje, o resultado de tanto esforço. O retrato da Antiga Serra pelada é este:




No entanto, a  Serra Pelada acima,  não existe mais. A Nova Serra Pelada surge num momento novo, com novas perspectivas. Um planejamento totalmente mecanizado e uma organização e uma parceria feita entre a Coomigasp, Cooperativa que agrega 36.633 sócios e a empresa canadense, Colossus. O retrato da Nova Serra Pelada é este:




O certo é que os garimpeiros do primeiro video, envelheceram e alguns já até morreram. Mas, a esperança não morreu jamais. E no último domingo(27) o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, esteve na Nova Serra Pelada e diante de mais de 30 mil garimpeiros ligados à Coomigasp, entregou o último documento que faltava para dar início à escavação e produção de ouro na Nova Serra Pelada. A promessa é de que até novembro de 2011, as máquinas já estarão extraindo ouro e fazendo do sonho a realidade tão esperada pela família garimpeira. Que seja assim!