Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

quarta-feira, 30 de março de 2011

Serra Pelada: Ontem e Hoje

Garimpeiros reunidos na boca do Tunel da Nova Serra Pelada
Eu conheço a Serra Pelada por suas histórias e pelos registros e documentos da época do garimpo feito manualmente. Entretanto, tive o prazer de pisar aquele chão neste último final de semana e conheci algo completamente diferente daquela imagem que eu tinha do  que foi considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo

Quando se fala em Serra Pelada a imagem que está na mente da maioria de nós é a daquele formigueiro humano, num trabalho desumano que enriqueceu a poucos, frustrou a muitos e alimenta o sonho de outros que aguardam, até hoje, o resultado de tanto esforço. O retrato da Antiga Serra pelada é este:




No entanto, a  Serra Pelada acima,  não existe mais. A Nova Serra Pelada surge num momento novo, com novas perspectivas. Um planejamento totalmente mecanizado e uma organização e uma parceria feita entre a Coomigasp, Cooperativa que agrega 36.633 sócios e a empresa canadense, Colossus. O retrato da Nova Serra Pelada é este:




O certo é que os garimpeiros do primeiro video, envelheceram e alguns já até morreram. Mas, a esperança não morreu jamais. E no último domingo(27) o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, esteve na Nova Serra Pelada e diante de mais de 30 mil garimpeiros ligados à Coomigasp, entregou o último documento que faltava para dar início à escavação e produção de ouro na Nova Serra Pelada. A promessa é de que até novembro de 2011, as máquinas já estarão extraindo ouro e fazendo do sonho a realidade tão esperada pela família garimpeira. Que seja assim!

Comment (1)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
Creio que realmente muito ouro vai ser extraído, mas da mesma forma creio que este garimperios de múltiplos adjetivos (burros, inocentes, cegos...) estão sendo enganados por ainda estarem infectados pela "febre do ouro" que os ímpede de ver o que todos vêem, que estão sendo utilizados como "reserva de votos" para o ministro de minas e seu puxa-saco ($$$) presidente da cooperativa, e no rateio da fortuna que vai ser extraída a eles, graças ao acordo entre a cooperativa e a mineradora canadense, caberá uma pequeno percentual que dividido entre as dezenas de milhares de cooperados, representará centésimos percentuais das expectativas desses pobres coitados!!!

Post a new comment

Comments by