Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Trilhos, asfalto e água: o desenvolvimento passa por aqui



Imperatriz  vive um momento de expansão e desenvolvimento acelerados. Nos últimos 5 anos, os imperatrizenses estão vendo e vivendo a explosão impar em sua história. Afinal, a cidade que já passou por vários ciclos, tais como, o do ouro, o da madeira e o do arroz, por exemplos, vive hoje, o momento da firmação definitiva,  como o grande centro de compras de produtos e de serviços, além de ser o Polo de negócios de uma região metropolitana denominada de Tocantina, para onde acorre, gente dos estados vizinhos do Pará e do Tocantins, principalmente. 

A transformação de Imperatriz se dá tanto na vertical, com o soerguimento de grandes edifícios de moradia e hotéis em construção, bem como, na horizontal, com as redes de lojas, shoppings centers, filiais de empresas nacionais e estrangeiras sendo implantadas, principalmente às margens de uma das principais rodovias do país, a BR 010 (Belém-Brasília), que corta Imperatriz.

Por muito tempo, alguns defenderam a tese de que Imperatriz jamais teria indústrias de grande porte, por conta de sua exclusiva vocação para o comércio. Tese essa, que começa a cair por terra, com a vinda e instalação  de empresas como a Suzano Papel e Celulose e a Coca-Cola que, por certo, darão ao Brasil e ao exterior grande visibilidade para o município, atraindo para cá, outras indústrias e consequente, rotatividade comercial e geração de qualificação, emprego e renda.

Imperatriz, é uma cidade geograficamente estratégica, aonde, num raio de 800 quilômetros dá acesso a 4 capitais brasileiras (São Luis-MA; Belém-PA; Terezina-PI e; Palmas-TO). Um município cortado por um rio que faz parte de um dos grandes projetos hidroviários do país, a Bacia Tocantins-Araguaia que, com a recente inauguração da Eclusa de Tucuruí, está a um passo de se tornar transportável e economicamente barato. Para se ter uma idéia, a Marinha do Brasil – Agência Imperatriz, nos últimos 3 anos, já formou cerca de 70 Marinheiros Fluviais de Convés, onde alguns, já saem do curso com emprego garantido.

Outro ponto a favor de Imperatriz é a Ferrovia Norte-Sul que também, corta o município. Ela que   já foi chamada de "Transamazônica sobre trilhos", uma referência negativa à rodovia abandonada na Amazônia, hoje, um é dos maiores investimentos do Governo Federal na área de transporte e que, entre Açailândia (MA) e Palmas (TO), num trecho de 720 quilômetros, a Vale, em leilão realizado em 2007, pagou R$ 1,48 bilhão para usar e administrar a malha por 30 anos. 

Assim, sobre trilhos, sobre asfalto e sobre águas, o progresso e o desenvolvimento do Brasil, obrigatoriamente, passarão por Imperatriz, fazendo a integração entre o Norte e o Sul do país, sendo o município imperatrizense o entroncamento do desenvolvimento do Norte-Nordeste.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Caiu na Rede... As empresas e o SAC virtual

O poder das redes sociais é impressionante. E o uso delas por parte das empresas, é  um exemplo claro de sua eficiência, com respostas imediatas, além, do contato direto com os clientes ou clientela em potencial.

Um exemplo disso aconteceu semana passada com o Professor Isnande Barros.  Eu seguia o professeor  Isnande no Twitter quando ele mencionou com outra pessoa na mesma rede, que a sua Sky não estava pegando. A pessoa também, disse que em sua casa, da mesma forma, a Sky estava com problemas. E o que aconteceu? Ao mencionarem na rede a @sky, imediatamente, o pessoal da  referida empresa entrou perguntando, mais ou menos assim: "Sr @isnandebarros, b. tarde. Em que a Sky pode ajudar para resolver o seu problema?" 

Isnande me disse que até se espantou com o monitoramento e a agilidade da empresa ao ser mencionada na rede social. Então, Isnande e seu outro contato, explicaram dizendo, que  o problema era apenas, a chuva que caía no momento sobre a cidade de Imperatriz e que isso estava interferindo no sinal. A @sky agradeceu e se prontificou a resolver os problemas relacionados à empresa, quando esses surgirem.
Outro exemplo, disso, são as redes bancárias que estão atentas ao que delas são mencionados nas redes sociais. É o caso do Santander, que ao ser citado no Twitter, os monitores, de imediato, entram perguntando se podem ajudar no problema em questão.
Sem dúvida, a grande descoberta, não é apenas fazer uso das redes sociais e, sim, como tirar o melhor proveito delas.

Apesar de algumas empresas estarem contratando pessoal especializado para tomar conta da mesma, nas redes sociais, por conta do estrago que pode ocorrer  com o nome da instituição por meio de  uma notícia negativa espalhada na rede, muitas empresas ainda, não se deram conta da importância estratégica de estarem voltadas para as mídias sociais, não apenas como ferramentas de  marketing ou propaganda, mas também como um SAC virtual. 

Sobre o assunto, uma matéria postada no Computerworld mostra que "das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review, 41% ainda lidam com o desafio de descobrir como tirar proveito da social media". LEIA MAIS.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL DIGITAL

Neste início da  semana do Natal aproveito este video muito criativo produzido pela  agência portuguesa Excentric que  imaginou e produziu esta  história do Natal Digital com a utilização das Midias Sociais e quero oferecer a todos os usuários da Redes Sociais e meus seguidores e amigos virtualmente reais. 

O que você vai assistir agora, é uma bela sacada para fugir das ações convencionais de fim de ano, mostrando se Jesus tivesse nascido no Século XXI como seria a difusão dessa Boa Nova, entre os personagens bíblicos envolvidos nesse episódio.

FELIZ NATAL DIGITAL


domingo, 19 de dezembro de 2010

2011 - Ano do Fortalecimento da Blogosfera Maranhense

Em 2011 tenho algumas propostas de trabalho na área de redes sociais a partir de Imperatriz. Uma delas é a criação da Associação de Blogueiros e Tuiteiros do Maranhão – ABTM. A finalidade é fortalecer os relacionamentos nas redes do estado, buscando prover  recursos de apoio e direção aos seus  usuários,    objetivando, ainda, disseminar o fenômeno dos Blogs e Twiters e outras redes no Maranhão e ampliar o número de agentes ativos na blogosfera como forma de aprofundar o conteúdo de cidadania da Internet.  

Outra ideia, já em andamento, é a criação da WRB – Web Rádio Blogs - voltada, também, para os Blogueiros do Maranhão e do Brasil, que terão espaço para comentar o que está rolando nos Blogs e Twiters e demais mídias sociais. Nela vai rolar o conteúdo e a disseminação, bem como a análise pessoal ou em debates de temas do dia ou da semana que merecem destaque. Além, é claro de muita música e entretenimento. Porém, bem com a cara da onda da blogosfera.

Ainda, teremos o Portal Webmara - site que será alimentado por vários participantes das redes sociais do Maranhão. Será um referencial de informação na Internet de tudo o que acontece no Estado maranhense e que será mostrado do ponto de vista dos Blogueiros. Onde, cada um vê, analisa e posta seus conteúdos de modo bem pessoal, dando ao leitor a oportunidade de analisar um mesmo tema, por exemplo, sob ângulos diferentes. Um Portal que mostrará não só como o Maranhão é, mas, levando propostas de como ele pode ser.

Essas propostas já estão sendo discutidas e analisadas por um grupo de  usuários de redes sociais de Imperatriz, bem como, já em andamento. E aguardem, pois, em meados de 2011 estarão na Rede Mundial de Computadores, como eu disse, a partir da Imperoza.  

Quem desejar fazer parte desses projetos, por favor, dê o seu parecer nos comentários abaixo  e deixe o contato, que eu retorno. e ajude a espalha na rede essas idéias. Sua opinião e participação têm muito valor.