Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Blogueiros no Debate da Band Imperatriz


Frederico Ângelo – Diretor Geral
da Band Imperatriz - recepciona
os blogueiros convidados para o
Debate
No próximo sábado (21),  vai ao ar pela Band Imperatriz, o segundo programa de Debate da emissora. Tema: “A importância dos blogs no processo da democratização da informação”. Gravamos o programa esta semana e vai ser veiculado no sábado pela manhã, logo após o Imperatriz Urgente.

Os telespectadores terão a oportunidade de assistir a um debate dinâmico e polêmico, onde os blogueiros contam as suas experiências e de como conseguem influenciar a opinião pública e o governo através de seus posts publicados diariamente. Falam dos artigos polêmicos que geraram processos e como lidam com a “verdade” muitas vezes, reprimida por quem se sente ofendido com as publicações.
Descontração antes do Debate

No debate também, contamos com a valiosa presença de um advogado que mostra os caminhos para os blogueiros evitarem problemas com a justiça e a importância de não se ter medo de processos quando publicam artigos pautados na lei e na verdade dos fatos. 


Blogueiros no Estúdio da Band Imperatriz

















 BLOGUEIROS CONVIDADOS PARA O DEBATE

Isnande Barros
Samuel  Sousa
Marlon Ramos
Rui Porão
Carlos Hermes
Josué Moura

E a presença especial do Advogado:

Dr. Daladier Barros

Portanto, você não pode perder o polêmico, ousado, franco e aberto Band Imperatriz Debate, neste sábado, às 8:30h da manhã, no Canal 4   - TV Band Imperatriz.

Paraplégico recebeu implante e conseguiu andar


FOTO: AP
Rob Summers durante sessão
de fisioterapia com o estimulador
elétrico: passos na esteira
Deu no IG - Após Rob Summers ficar paraplégico por conta de uma acidente de carro em 2006, seus médicos lhe disseram que jamais andariam de novo. Eles estavam errados.

Em 2009, o americano de 25 anos se submeteu à implantação de um estimulador elétrico em sua medula espinhal para tentar “acordar” seu sistema nervoso danificado. Depois de alguns dias, Summers conseguia se manter em pé sem precisar de ajuda. Meses depois, mexia os dedos do pé, os joelhos, tornozelo e quadris, e conseguia dar alguns passos em uma esteira.
“Foi a sensação mais inacreditável,” afirmou. “Depois de não poder se mexer por quatro anos, eu pensei que as coisas finalmente iam mudar”.

Apesar desse otimismo, Summers só fica em pé durantes suas sessões de duas horas diárias de fisioterapia, quando o estimulador é ligado, e para o dia-a-dia, continua em uma cadeira de rodas. Os médicos estão limitando o uso do dispositivo a algumas horas por dia.
Seu caso está descrito em um estudo publicado esta semana pelo periódico médico The Lancet. A pesquisa foi financiada pelo Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e pela Fundação Christopher e Dana Reeves.

LEIA MAIS EM: IG

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comprou e pagou direitinho? Vai ser listado!

O país vai contar com um cadastro de bons pagadores, uma espécie de lista que vai reunir os consumidores brasileiros que têm um histórico positivo de pagamentos. O Senado aprovou nesta quarta-feira medida provisória que cria o cadastro positivo e o texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff --que tem 15 dias para analisar a matéria. 

Como o cadastro positivo era uma das prioridades do governo federal no Congresso este ano, a expectativa é que o cadastro vire lei sem nenhum veto da presidente à matéria. 

O país não tinha nenhum cadastro de bons pagadores, apenas listas com informações referentes à inadimplência e falta de pagamentos dos consumidores. 

Pelo texto aprovado no Congresso, o consumidor incluído no cadastro positivo poderá ter acesso a juros mais baixos em operações de crédito --uma vez que as empresas que oferecem crédito poderiam baixar os juros com base em informações positivas dos clientes. 

Cada consumidor vai ter que autorizar, previamente e por escrito, a inclusão do seu nome na lista de bons pagadores. Uma única autorização pelo cadastrado permite a inclusão de vários tipos de dados--como histórico de pagamentos de contas de água, luz e telefone. A exceção, por enquanto, vale para as contas de telefone celular pós-pago, que ainda não farão parte do cadastro. 

O texto aprovado no Congresso permite que o consumidor solicite a retirada do seu nome do cadastro a qualquer momento. Também é possível ao consumidor consultar suas informações por telefone e pela internet uma vez a cada quatro meses, de forma gratuita. 

A MP determina que a fiscalização e a aplicação de punições serão feitas pelos órgãos de proteção e defesa do consumidor. Empresas privadas vão ser responsáveis pelo controle da lista--e terão o prazo de dez dias para cancelar as informações ou retirar o nome do contribuinte depois de recebido o seu pedido de saída. 

Também é obrigatório que a atualização dos dados seja feita em no máximo dois dias úteis pelos gestores do cadastro. 

DEMORA
No ano passado, a Câmara e o Senado chegaram a aprovar o projeto que criava o cadastro positivo. O governo, porém, vetou integralmente o texto por considerar que poderia abrir brechas para contestações judiciais por falta de clareza. Após o veto, o governo enviou a MP para análise do Congresso. 

A medida provisória foi aprovada pela Câmara na semana passada. Como perderia a validade no dia 1º de junho, foi aprovada pelos senadores em menos de sete dias.
Não houve mudanças no texto durante sua tramitação no Senado uma vez que o texto teria que retornar à Câmara se houvesse qualquer alteração na MP--o que faria a medida perder a validade. 

Fonte: Folha.com

terça-feira, 17 de maio de 2011

Fim da greve dos professores do Maranhão

Depois de 77 dias de paralisação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) suspendeu, nesta terça-feira (17), a greve dos professores da rede estadual de ensino. A decisão do Sindicado foi tomada depois que o governo encaminhou uma nova proposta à categoria no último dia 12.

A secretária de Estado de Educação, Olga Simão, informou que o Governo do Estado vai trabalhar os pontos acordados e, principalmente, o planejamento do calendário letivo para minimizar os prejuízos causados pela paralisação para que o ano possa ser encerrado dentro prazo estabelecido pela secretaria, no dia 23 de dezembro. 

“A partir desta quarta-feira (19), já estaremos nas escolas, reunindo com os gestores para trabalhar o calendário letivo e planejar a reposição de todas as aulas não ministradas”, afirmou a secretária.   

Mesmo antes da oficialização do fim do movimento pelo sindicato, nesta segunda-feira (16), professores da rede estadual de ensino da Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz voltaram às salas de aula. As regionais de Açailândia, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Pinheiro, Timon, Zé Doca, Barra do Corda, São João dos Patos, Presidente Dutra, Chapadinha, Pedreiras, Codó, Caxias e Itepecuru-Mirim também estavam  funcionando normalmente.

A proposta encaminhada pelo governo ao Sinproesemma foi resultado do que ficou pactuado em reuniões de negociação entre o Governo do Estado e a diretoria do Sindicato. A mesa de negociação foi comandada pelo vice-governador, Washington Luiz Oliveira, e secretários Olga Simão (Educação) e Rodrigo Comerciário (Articulação Institucional).

Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado

Livro usado pelo Ministério da Educação
Deu no Poder Online - Livro didático de língua portuguesa adotado pelo MEC (Ministério da Educação) ensina aluno do ensino fundamental a usar a “norma popular da língua portuguesa”.

O volume Por uma vida melhor, da coleção Viver, aprender, mostra ao aluno que não há necessidade de se seguir a norma culta para a regra da concordância. Os autores usam a frase “os livro ilustrado mais interessante estão emprestado” para exemplificar que, na variedade popular, só “o fato de haver a palavra os (plural) já indica que se trata de mais de um livro”. Em um outro exemplo, os autores mostram que não há nenhum problema em se falar “nós pega o peixe” ou “os menino pega o peixe”.

Ao defender o uso da língua popular, os autores afirmam que as regras da norma culta não levam em consideração a chamada língua viva. E destacam em um dos trechos do livro: “Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para norma culta como padrão de correção de todas as formas lingüísticas”.

E mais: segundo os autores, o estudante pode correr o risco “de ser vítima de preconceito linguístico” caso não use a norma culta. O livro da editora Global foi aprovado pelo MEC por meio do Programa Nacional do Livro Didático.



Para Cristovam, o livro “mantém o apartheid linguístico”. “Essas pessoas, falando errado, não vão passar em concurso, não vão entrar na universidade, não vão conseguir emprego”, conclui.

Fonte: IG   Autoras: Thais Arbex e Ana Paula Leitão

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Senador Edison Lobão Filho permanece na UTI em São Paulo

O senador Edison Lobão Filho foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, na tarde deste domingo, 15.

Segundo boletim do hospital, divulgado às 16 horas, Lobão está sob sedação, respirando com ajuda de aparelhos e sem repercussões cardiovasculares. Agora à tarde, o senador passa por uma avaliação ortopédica, sob os cuidados do médico Dr. Marcos Knobel e o diretor de prática médica Dr. Oscar Fernando Pavão dos Santos.

Lobão Filho foi transferido no fim da manhã deste domingo do Hospital UDI, em São Luís, no Maranhão, para São Paulo. Ele sofreu um grave acidente de trânsito na última quinta-feira, 12.

Parlamentar bateu seu carro de frente com outro na estrada entre São Luís e Paço do Lumiar, no Maranhão, nesta última quinta-feira.

domingo, 15 de maio de 2011

Terremoto na costa do Brasil e o medo de tsunami no RN


Um terremoto de magnitude 6 na escala Richter atingiu a costa leste do litoral nordestino na manhã deste domingo (15). Segundo o laboratório de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o tremor de terra foi registrado às 10h08 (horário de Brasília) no meio do oceano Atlântico, na cordilheira meso-oceânica. O sismo ocorreu a 1.276 km de Natal e foi registrado nas estações de Riachuelo, Pau dos Ferros e Gravatá (PE).

Segundo o coordenador do laboratório, Joaquim Ferreira, o tremor não foi sentido pela população. Porém, por conta da magnitude, houve um alerta falso de tsunami, que assustou a população natalense.

“O problema causado foi a informação divulgada de que poderia causar um tsunami. Mas não teve nenhum risco. O tremor foi às10h08, se tivéssemos tsunami, já teria chegado aqui. Não foi nada perigoso como foi divulgado”, disse Ferreira.

O sismólogo afirmou que para haver risco de tsunami o tremor teria que ter magnitude de pelo menos 7. “A magnitude 6 é baixa para tsunami. Além disso, o movimento foi horizontal. Só causaria tsunami se fosse vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente”, afirmou.

O técnico em sismologia Eduardo Menezes informou que tremores de terra no oceano Atlântico são comuns, e a população não deve ficar assustada. “Se não fosse no mar, poderia causar problemas, mas esse foi no meio do oceano”, garantiu.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Josenildo Acioli, foi a primeira vez que o Estado registrou um tipo de evento como esse. Porém, nenhuma ocorrência foi registrada. Mesmo assim, a Defesa Civil está monitorando qualquer evento natural.

“A informação de tsunami foi divulgada boca a boca, porque o tremor não foi sentido em Natal. Então não houve pânico generalizado. Mas realmente algumas pessoas ficaram receosas, mas a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência. Estamos alertando e pedimos que a população não entre em pânico, pois não há perigo de ondas gigantes”, disse.

Fonte: Uol