Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Animais maltratados - até quando?

Animal lambe o ferimento numa pausa do trabalho desumano
Depois de postar os artigos “Socorro! O grito silencioso dos animais” e, ainda, "Se nos calarmos os animais falarão",  volto para reafirmar que a situação de cavalos  e éguas maltratados, em Imperatriz, continua  flagrante. 

Não é difícil andar pelas ruas da cidade e encontrar os animais com peso excessivo nas carroças e com visíveis sinais de cansaço, fraqueza e ferimentos, como é o caso desse animal da foto acima que, num momento raro de pausa, aproveita para lamber as feridas do joelho (seu único medicamento?) provavelmente, resultado de uma ou várias quedas  provocadas por sobrecarga na carroça.

Tenho a plena certeza de que a maioria dos carroceiros de Imperatriz e região trabalha dentro da legalidade e do cuidado com o animal que lhe ajuda a buscar o pão para o sustento da família. Entretanto, alguns poucos, maculam a imagem da categoria e de toda uma cidade que luta, a muito, contra qualquer tipo de violência. E a violência contra os animais precisa, também, ser combatida.

Diante dos fatos, algumas perguntas ecoam nos quatro cantos de Imperatriz:

Até quando isso vai continuar? Até quando alguns proprietários de veículos de tração animal vão permanecer no abuso? Até quando a Lei vai ser ignorada? Até quando a população vai continuar fazendo vistas grossas à violência contra animais indefesos? Até quando os vereadores da cidade vão permanecer passivos diante desse fato? Até quando o sindicato dos carroceiros não   se posicionará?

Quero conclamar toda a cidade, os meios de comunicação e todos os que navegam pelas Redes Sociais a buscarmos juntos,  caminhos para que isso possa acabar, de vez, em nossa região, a começar por Imperatriz. O município passa por um período de transformação proativo e maus tratos às pessoas,  animais e à natureza,  não combinam com o progresso sustentável.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Coomispe firma parceria para exploração de ouro e silício em Serra Pelada


Joaquim Marciano (Coomispe) e Toni Duarte  (Agasp Brasil)
Estudos preliminares nos 628 ha da Cooperativa dos Garimpeiros dos Minérios de Serra Pelada – Coomispe, já apontam uma grande quantidade de ouro e a  maior concentração de silício do Mundo. O concentrado de silício chega a 99%, segundo levantamento feito em 2008 pela empresa PURIQUIMA Analises Químicas e Ambientais, assinado pelo responsável do laboratório José Salvador Barone, com inscrição no CRQ 4ª Região Nº 04280802.

Depois da realização da Assembléia Geral Ordinária (AGO) da Coomispe no dia 20 de março, que apontou a empresa vencedora para realização de trabalhos de sondagens e exploração mineral da área da Cooperativa na Grota Rica, região de Serra Pelada, o presidente Joaquim Marciano, o diretor comercial Luiz Carlos Martins e demais diretores da cooperativa, acompanhados do representante da Geos Geologia Pará Mineração Ltda e de geólogos, estiveram no local pela primeira vez depois da Assembleia, oportunidade em que coletaram material suficiente para pesquisa que deve apontar o potencial mineral em análises que serão realizadas no Canadá.

A empresa vencedora na AGO foi a GEOS GEOLOGIA PARÁ MINERAÇÃO LTDA, representada por Elmer Prata Salomão, que responde no Brasil pela a empresa canadense CANCAP INVESTMENTS LIMITED com endereço em Victoria Street, 20, Suite 800, Toronto, tendo como seu presidente Mr. Stephen Shefsky.

Proposta - Na proposta de parceria os percentuais ficaram assim acordados, 49% para os garimpeiros da COOMISPE e 51% para a empresa investidora, sendo que todos os custos de pesquisa serão por conta da empresa vencedora, 100% das despesas de implantação e extração serão custeados também pela mineradora, a serem descontados na venda do minério. 

Comercialização50% do valor total das vendas será para custear as despesas da produção e o restante para pagamento da implantação até a amortização da dívida e o valor líquido depois de retiradas todas as despesas seguirá 49% para os garimpeiros e 51% para a mineradora (maiores detalhes da negociação presente no pré-contrato poderão ser solicitados pelos associados na sede da COOMISPE em Curionópolis – PA).

Quadro SocialAté a última AGO da Cooperativa o quadro social estava em 3.275, no entanto o presidente Joaquim Marciano da Silva colocou em votação uma data para que todos os associados regularizem sua situação e os cooperados aprovaram que 20 de abril seja o prazo limite para regularização. Garimpeiros que se encontram em outras regiões podem entrar em contato com a Cooperativa através do telefone (94) 3348-1750 ou podem fazer depósito do valor devido no Banco do Brasil AG: 4140-8 - C/C: 9224-X COOMISPE. Os depósitos deverão ser identificados e posteriormente apresentados na sede da Cooperativa.

“Estou muito otimista com os resultados da última AGO e estarei acompanhado de perto, dando minha contribuição e colocando meus conhecimentos à disposição, para que a COOMISPE seja uma cooperativa sólida e apresente sempre com transparência todas as informações aos seus associados” disse Luiz Carlos Martins, diretor comercial.

“Minha luta é na defesa do garimpeiro independentemente de estar presidindo a entidade, tenho procurado todos os conhecimentos possíveis a fim de ser um defensor preciso no exercício de minha função”, falou Joaquim Marciano, demonstrando ser profundo conhecedor de todos os processos da Cooperativa. 

Agência Bateia

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nação Corinthiana - A idéia do ano

A ideia que oficializou a criação da "República Popular do Corinthians” pela F/Nazca para a Nike foi considerada "Idea of the Year" (Ideia do Ano) pelo Worldwide Creative Board da rede Saatchi & Saatchi.

A campanha chegou ao primeiro lugar entre trabalhos dos 140 escritórios da rede espalhados por todo o mundo. Ficou na frente de cases como “Friend Recovery”, da argentina Del Campo para a cerveja Andes, empatada em 2º lugar com “Welcome Back” do escritório da Saatchi & Saatchi em Londres para a T-Mobile. Em terceiro lugar ficou “Swagger Wagon” do Toyota Sienna, criação da Saatchi & Saatchi Los Angeles.

O Worldwide Creative Board  reúne os principais criativos da Saatchi & Saatchi duas vezes por ano para avaliar e repensar os caminhos criativos de suas agências. Na reunião, que antecede o Festival de Cannes, o grupo elege a "Idea of the World". São trabalhos que devem integrar a próxima edição do evento, que acontece em junho.

O trabalho da F/Nazca, a "Nação Corinthiana", com seus 30 milhões de torcedores, foi transformar o Corinthians numa nação de verdade, com certidão de nascimento, RG, passaporte, carta magna, carta de anistia, bandeira e até moeda própria. A faixa presidencial da República Popular do Corinthians empossou Lula, em 1º de setembro de 2010, data do centenário do clube, como presidente dessa nação. A campanha gerou R$ 13 milhões em mídia espontânea.



Fonte: AdNews

domingo, 17 de abril de 2011

Direito do Consumidor: frango congelado


Deu no Paraná Online - A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou a condenação das empresas Sadia e Diplomata a ressarcir os consumidores da Região de Francisco Beltrão (PR) e a pagar indenização por danos morais e materiais devido a produção e venda de frango congelado com teor de água maior que o permitido. A decisão foi publicada ontem (14/4) no Diário Eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região.

A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF), que ajuizou ação civil pública contra as empresas. Conforme o MPF, a infração era cometida habitualmente, tendo a Sadia já sido autuada dezessete vezes entre 2003 e 2006, e a Diplomata oito vezes entre 2000 e 2005.
As empresas alegam que foram feitos testes internos que comprovaram a regularidade do produto, que a condenação por danos morais é abusiva e que seria ilegal a condenação por danos materiais quando não se podem identificar os consumidores lesados e qual o prejuízo experimentado por cada um deles.

Segundo a relatora do processo, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, a Sadia e a Diplomata teriam infringido o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que proíbe a colocação de qualquer produto no mercado que não siga a normatização oficial. O frango teria sido vendido com ‘vício de quantidade', delito previsto nos artigos 18 e 19 do CDC, apontou a relatora.

Por unanimidade, a turma condenou as duas empresas a indenizar os consumidores que comprovarem a compra do produto com problema, a pagar indenização por dano moral (R$ 700 mil a Sadia, R$ 200 mil a Diplomata) a ser revertido ao Fundo da ação civil pública, a pagar indenização por danos materiais ocasionados aos consumidores e a veicular mensagem de aviso diária da condenação, durante 30 dias, na imprensa local, incluindo televisão, rádio e jornais impressos.

A decisão é válida em toda a região abrangida pela Subseção Judiciária de Francisco Beltrão (PR), que inclui os municípios de Ampere, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola d´Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d´Oeste e Verê.