Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Animais maltratados - até quando?

Animal lambe o ferimento numa pausa do trabalho desumano
Depois de postar os artigos “Socorro! O grito silencioso dos animais” e, ainda, "Se nos calarmos os animais falarão",  volto para reafirmar que a situação de cavalos  e éguas maltratados, em Imperatriz, continua  flagrante. 

Não é difícil andar pelas ruas da cidade e encontrar os animais com peso excessivo nas carroças e com visíveis sinais de cansaço, fraqueza e ferimentos, como é o caso desse animal da foto acima que, num momento raro de pausa, aproveita para lamber as feridas do joelho (seu único medicamento?) provavelmente, resultado de uma ou várias quedas  provocadas por sobrecarga na carroça.

Tenho a plena certeza de que a maioria dos carroceiros de Imperatriz e região trabalha dentro da legalidade e do cuidado com o animal que lhe ajuda a buscar o pão para o sustento da família. Entretanto, alguns poucos, maculam a imagem da categoria e de toda uma cidade que luta, a muito, contra qualquer tipo de violência. E a violência contra os animais precisa, também, ser combatida.

Diante dos fatos, algumas perguntas ecoam nos quatro cantos de Imperatriz:

Até quando isso vai continuar? Até quando alguns proprietários de veículos de tração animal vão permanecer no abuso? Até quando a Lei vai ser ignorada? Até quando a população vai continuar fazendo vistas grossas à violência contra animais indefesos? Até quando os vereadores da cidade vão permanecer passivos diante desse fato? Até quando o sindicato dos carroceiros não   se posicionará?

Quero conclamar toda a cidade, os meios de comunicação e todos os que navegam pelas Redes Sociais a buscarmos juntos,  caminhos para que isso possa acabar, de vez, em nossa região, a começar por Imperatriz. O município passa por um período de transformação proativo e maus tratos às pessoas,  animais e à natureza,  não combinam com o progresso sustentável.