Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sábado, 8 de janeiro de 2011

Semáforos em pane - Cadê a Setran?


Semáforo apagado na Esquina da Dorgival e Alagoas
Passado o período natalino, quando as luzes tomam conta da cidade, aos poucos elas vão sendo retiradas e o luminar das casas, prédios, ruas e avenidas, voltam ao normal. Quer dizer, deveria.

Quem desce a Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, onde a quantidade de semáforos é grande, mas o suficiente para assegurar passagem segura e tranquila, já não pode contar mais com tanta tranquilidade, nem tampouco, com a segurança na travessia, tanto de quem desce por ela, nem de quem vai atravessá-la. Pois, quebrados, os sinais mais parecem pisca-pisca de árvores de Natal. Isso, quando não estão totalmente apagados.

O transtorno é imenso e o perigo é constante. Pedestres, ciclistas, motociclistas, carroceiros e motoristas de carros, caminhões, ônibus, etc., ficam desorientados, sem saberem o que fazer. E se arriscam em meio ao caos provocados pela pane dos semáforos de Imperatriz. 

Motoristas e ciclistas na Faixa de Pedestres
Os veículos, principalmente das transversais, como é o caso da foto ao lado, na esquina da Dorgival com a Alagoas, são obrigados a avançarem e ficarem em cima da faixa de pedestres, para poderem observar e aproveitar a oportunidade para a travessia, tirando, assim, o espaço de segurança dos pedestres.

A Prefeitura, através da Secretaria de Trânsito e Transporte, precisa dar uma solução urgente para isso. Afinal, com o asfalto melhorado no centro da cidade,  motoristas irresponsáveis   “pisam” mais. Sem as faixas de pedestres em muitos  pontos, pedestres ficam à mercê da sorte.  E, sem a  sinalização funcionando, acidentes, com danos materiais e físicos, são esperados. E se esse for o caso, o Governo Municipal deve ser responsabilizado.

Em meio a tudo isso a pergunta é: cadê a Setran, senhor Prefeito Madeira?

CAMINHÃO PEGA FOGO NA BR 010


Na manhã desta 6ª feira(7), um caminhão conduzido pelo motorista, identificado por  Seo Agamenon, pegou fogo, quando, segundo ele, o veículo deu um problema obrigando-lhe a parar  no acostamento da BR 010, próximo ao Povoado Maloca, no município de Ribeirãozinho. 

O motorista, morador da Rua Euclides da Cunha, Vila Nova, em Imperatriz, disse que estava embaixo do caminhão fazendo alguns reparos, quando se deu conta de que o veículo estava pegando fogo. Ele relatou que as chamas se propagaram rapidamente.

O Corpo de  Bombeiros de Imperatriz foi acionado e ao chegar no local, o fogo já havia destruído a parte da cabine e se alastrava para a carroceria, cheia de laranjas. 

Os bombeiros conseguiram extinguir as chamas. Ninguém ficou ferido. Ocorrendo, apenas, danos materiais. Parabéns, mais uma vez, aos Soldados do Fogo.

E para o seo Agamenon, dos males, o menor.  E a vida, a coragem e muita saúde para continuar lutando.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vacina contra Cocaína e Crack - Luz no fim do túnel

Deu no Minha Notícia - O tratamento da dependência química é um dos maiores desafios que enfrentamos hoje, principalmente quando observamos a "epidemia" de crack que cresce a cada dia. Mas quem sabe, em alguns anos, teremos uma nova ferramenta para auxiliar na recuperação de drogaditos.

Surgiu uma nova esperança no tratamento da dependentes de cocaína e de crack. Pesquisadores conseguiram desenvolver uma imunidade de longa-duração à substância em ratos. Para isso, desenvolveram uma vacina que combina um pouco de vírus de gripe comum com partículas que imitam cocaína.

O estudo foi publicado na revista científica "Molecular Therapy". Os pesquisadores acreditam que a partir desses resultados será possível oferecer um tratamento que quebre o vício. A abordagem também pode ser útil no tratamento de outras dependências, tais como a nicotina, heroína e metanfetamina.

A vacina sumprime os efeitos estimulantes da cocaína. Ela impediria a droga de chegar ao cérebro e duraria por cerca de 13 semanas. Esse método de imunoterapia poderá então ajudar na prevenção de recaídas. LEIA MAIS

"Pânico na TV" - novamente na lista de programas mais denunciados

Deu no Ética na TV - O Brasil é um Estado Democrático de Direito, construindo uma sociedade com inclusão e plena cidadania para todas as mulheres e homens do nosso país. Graças a esses avanços, chegaram à Presidência da República, pela vontade soberana do povo, há nove anos atrás o Presidente Luis Inácio Lula da Silva, e agora pela primeira vez, uma mulher, a Presidente Dilma Rousseff.

A Campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”, alinha-se incondicionalmente, aos princípios reiterados pela Presidente Dilma Rousseff, de absoluta liberdade dos meios de comunicação com o exercício livre da crítica e debate dos temas de interesse da sociedade.

A Deputada Janete Rocha Pietá, presidente em exercício da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, não advogando qualquer tipo de censura, repudia todas as manifestações de intolerância, preconceito e ridicularização das pessoas. Profissionais de comunicação precisam ter consciência de que junto à liberdade vem a responsabilidade. Nenhum veículo ou programa pode usar do enorme poder dos meios de comunicação contra pessoas e grupos, principalmente, àqueles mais vulneráveis que são frequentemente expostos ao ridículo em alguns programas de TV”.

Assim a Coordenação Executiva da campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania" divulga hoje o 18º Ranking da Baixaria na TV, mais uma vez o Pânico na TV desponta na lista dos programas mais denunciados. Do último ranking divulgado em maio de 2010, até agora,, foram recebidas 892 denúncias de telespectadores, através do site da campanha (www.eticanatv.org.br) e do Disque Câmara (0800 619 619).

Apelo sexual, incitação à violência, apologia ao crime, desrespeito aos valores éticos da família e preconceito são as principais reclamações dos telespectadores que nortearam a elaboração do 18º Ranking da Baixaria na TV.

Dentre os cinco programas mais denunciados, dois são reincidentes: o "Pânico na TV", da Rede TV! que já havia figurado nos rankings anteriores, e o "Se liga Bocão" da TV Itapoan, afiliada da Rede Record de Televisão.

Outros três programas listados no novo ranking são: Brasil Urgente da Rede TV, A Fazenda da Rede Record e o Chumbo Grosso, um programa regional de gênero policial exibido pela TV Goiânia afiliada da Rede Bandeirante. LEIA MAIS

 

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

LEI DOS SACOLEIROS BRASIL - PARAGUAI

Deu no Agência Senado - Desde 1º de janeiro as pessoas que compram mercadorias no Paraguai para vender no Brasil podem se candidatar ao Regime de Tributação Unificada (RTU), instituído pela Lei 11.898/09, mais conhecida como Lei dos Sacoleiros. Embora tenha entrado em vigor em janeiro de 2009, a lei, que visa formalizar a atividade dos sacoleiros, dependia de regulamentação da Receita Federal, publicada por meio de instrução normativa em dezembro passado.

O RTU permite a importação de produtos do Paraguai, via terrestre, mediante pagamento unificado de impostos e contribuições federais incidentes na operação. A adesão ao regime, porém, é opcional.
Para a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que relatou o projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a lei vai "facilitar muito a vida do sacoleiro, que pagará um único imposto, saindo da informalidade e ajudando o Brasil". 

A lei, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2009, prevê alíquota máxima de 42,25% de impostos sobre o valor das mercadorias, mas o Decreto 6.956/09 reduziu essa cobrança para 25%, a princípio. Esse mesmo decreto estabeleceu o limite de compras em R$ 110 mil por ano. A lei beneficia empresas de pequeno porte que fazem parte do Simples Nacional (Supersimples).

A lei diz que só poderão ser importadas as mercadorias relacionadas pelo Executivo, no caso, a Receita Federal, como equipamentos eletrônicos, câmeras fotográficas e de vídeo. LEIA MAIS

IMPERATRIZ NA LISTA DO MEC PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHES


Publicação do Diário Oficial da União (DOU), de 31 de dezembro de 2010,  mostra que Imperatriz figura entre os 520 municípios   contemplados na primeira chamada com unidades de educação infantil do Programa Pró-Infância e com quadras escolares poliesportivas no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2.

Imperatriz receberá recursos para a construção de 2 unidades. As outras cidades do Maranhão, também, contempladas foram: Açailândia, Codó e Coroatá. Cada uma delas, com 1 unidade a ser construída.

Conforme as informações do DOU, em seu Parágrafo único, A confirmação da seleção dos municípios a serem apoiados para a construção das unidades de educação infantil e das quadras escolares poliesportivas está condicionada à apresentação dos documentos e projetos técnicos necessários à celebração dos Termos de Compromisso, nos prazos definidos pelo FNDE.

Esperamos que esses recursos não voltem por falta de Projetos ou perdas de prazos.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Hospitais estão proibidos de exigir cheque-caução

Deu no MPFPA - Seu hospital exige cheque-caução para lhe atender? Então avise o Ministério Público Federal (MPF), que pretende entrar na Justiça contra instituições que cometem a irregularidade, mas para isso precisa saber dos consumidores onde a prática ocorre. O e-mail para denúncias é denuncia@prpa.mpf.gov.br e deve ser enviado até 31 de janeiro. É preciso que o denunciante informe seu nome, endereço e CPF, o local e data dos fatos, com um relato resumido sobre o que ocorreu.

O MPF vai pedir que a Justiça proíba a continuidade da prática nos estabelecimentos que estiverem exigindo esse tipo de garantia. O procurador da República Bruno Araújo Soares Valente, que atua na área de defesa do consumidor, também pretende requerer indenização para os prejudicados.

Os hospitais estão proibidos de exigir cheque-caução, ou qualquer outro tipo de garantia, como condição para atender clientes de planos de saúde.LEIA MAIS

Deputados por 30 dias - 1 mês de regalias.

Deu na Agência Brasil - A mudança de governo, com a posse dos novos presidente e vice-presidente da República, ministros, governadores e vice-governadores, além de secretários estaduais, levou 34 deputados a se afastar da Câmara e deu aos suplentes mandato de 30 dias ou até menos. Isso porque, no dia 1º de fevereiro, tomam posse os parlamentares eleitos em outubro.

Mesmo em período de recesso legislativo, eles vão receber salário de R$ 16.512, além do chamado "cotão", que varia de R$ 23 mil a R$ 34 mil, dependendo de seu estado de origem. Além disso, eles terão direito ao broche e à carteira de deputado, ao plano de saúde e ao passaporte diplomático até o dia 31 deste mês.

Terminado o mandato, eles terão o título de ex-deputados, o que lhes garantirá, por exemplo, acesso a todas as dependências da Câmara, inclusive ao plenário principal, onde só entram parlamentares, ex-parlamentares, servidores da Casa e jornalistas credenciados.

Durante o recesso, não há sessões na Câmara e uma comissão representativa do Congresso Nacional se encarrega dos trabalhos parlamentares. Com isso, os deputados de 30 dias não participarão de qualquer atividade legislativa no mês de janeiro, mas poderão apresentar projetos de lei à comissão representativa.

Em janeiro de 2007, início da atual legislatura, o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) apresentou proposta de emenda à Constituição (PEC 05/2007) proibindo que os suplentes assumissem mandatos em período de recesso parlamentar, como está ocorrendo agora. A PEC já teve sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, mas parou por aí, e a comissão especial para analisar seu mérito não foi instalada até hoje. LEIA MAIS

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Jantar na casa de Roseana Sarney - prato principal: PMDB

Deu na Agência Brasil - Os ministros do PMDB estão reunidos esta noite na casa da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, com o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Lago Sul, bairro nobre de Brasília.

José Garibaldi Alves, da Previdência Social; Pedro Novaes, do Turismo; Edison Lobão, de Minas e Energia; Nelson Jobim, da Defesa; Wagner Rossi, da Agricultura; e Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos; além dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Valdir Raupp (PMDB-RO), participam da reunião.

De acordo com Michel Temer, o jantar é “apenas uma reunião social”, na qual os ministros irão discutir o futuro do governo e do PMDB. Segundo Temer, a divisão de cargos no segundo escalão da gestão de Dilma Rousseff não é o principal motivo do encontro, mas é um assunto ainda não resolvido. “Não estamos disputando cargos, vamos esperar a decisão da presidenta Dilma. Haverá, naturalmente, uma divisão equitativa [de cargos] entre os partidos políticos”, disse. LEIA MAIS