Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sábado, 8 de janeiro de 2011

Semáforos em pane - Cadê a Setran?


Semáforo apagado na Esquina da Dorgival e Alagoas
Passado o período natalino, quando as luzes tomam conta da cidade, aos poucos elas vão sendo retiradas e o luminar das casas, prédios, ruas e avenidas, voltam ao normal. Quer dizer, deveria.

Quem desce a Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, onde a quantidade de semáforos é grande, mas o suficiente para assegurar passagem segura e tranquila, já não pode contar mais com tanta tranquilidade, nem tampouco, com a segurança na travessia, tanto de quem desce por ela, nem de quem vai atravessá-la. Pois, quebrados, os sinais mais parecem pisca-pisca de árvores de Natal. Isso, quando não estão totalmente apagados.

O transtorno é imenso e o perigo é constante. Pedestres, ciclistas, motociclistas, carroceiros e motoristas de carros, caminhões, ônibus, etc., ficam desorientados, sem saberem o que fazer. E se arriscam em meio ao caos provocados pela pane dos semáforos de Imperatriz. 

Motoristas e ciclistas na Faixa de Pedestres
Os veículos, principalmente das transversais, como é o caso da foto ao lado, na esquina da Dorgival com a Alagoas, são obrigados a avançarem e ficarem em cima da faixa de pedestres, para poderem observar e aproveitar a oportunidade para a travessia, tirando, assim, o espaço de segurança dos pedestres.

A Prefeitura, através da Secretaria de Trânsito e Transporte, precisa dar uma solução urgente para isso. Afinal, com o asfalto melhorado no centro da cidade,  motoristas irresponsáveis   “pisam” mais. Sem as faixas de pedestres em muitos  pontos, pedestres ficam à mercê da sorte.  E, sem a  sinalização funcionando, acidentes, com danos materiais e físicos, são esperados. E se esse for o caso, o Governo Municipal deve ser responsabilizado.

Em meio a tudo isso a pergunta é: cadê a Setran, senhor Prefeito Madeira?