Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Silêncio! Contra fatos, não há argumentos!

SILÊNCIO MORTAL NO PLENÁRIO




COM A PALAVRA OS ELEITORES PORQUE OS ELEITOS SE CALARAM.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CPMI do MST foi encerrada sem alarde

Deu no Blog Repórter Brasil - Foi formalmente encerrada a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A instância criada pelos ruralistas para vasculhar as contas do movimento foi coberta com uma pá de cal no último dia 31 de janeiro, sem que o relatório final fosse submetido à votação dos membros da comissão.

Apresentado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) em 21 de outubro de 2009, o requerimento que criou a CPMI do MST assim definia seus objetivos: “apurar as causas, condições e responsabilidades relacionadas a desvios e irregularidades verificados em convênios e contratos firmados entre a União e organizações ou entidades de reforma e desenvolvimento agrários, investigar o financiamento clandestino, evasão de recursos para invasão de terras, analisar e diagnosticar a estrutura fundiária agrária brasileira e, em especial, a promoção e execução da reforma agrária”.

Ao longo das 13 reuniões oficiais, foram ouvidas dezenas de pessoas – de integrantes de entidades e associações que desenvolvem atividades no meio rural a membros das mais diversas pastas do Executivo federal, passando por especialistas na questão agrária.  Além das oitivas, o processo contou ainda com apurações paralelas (por meio de requisições de documentos e informação, por exemplo) que constam do plano de trabalho previamente aprovado pela comissão presidida pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE).

Cumprido o previsto, o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) apresentou o relatório final em julho de 2010, no qual frisava a “inexistência de qualquer irregularidade no fato de as entidades [denunciadas pelos idealizadores da CPMI] manterem relações e atenderem público vinculado a movimentos sociais”.  Restava apenas a votação da peça conclusiva na própria comissão. Mas os propositores originais pressionaram com a ameaça de um voto em separado e conseguiram forçar a prorrogação da CPMI por mais seis meses.

Na ocasião, a secretaria nacional do MST divulgou nota em que repudiou a manobra e enquadrou a CPMI como uma tentativa ruralista “para barrar qualquer avanço da reforma agrária, fazer a criminalização dos movimentos sociais, ocupar espaços na mídia e montar um palanque para a campanha eleitoral”. Enquanto isso, o vice-presidente da comissão (Onyx) declarava que, se confirmada a prorrogação dos trabalhos até janeiro de 2011, haveria condições de provar que o governo utilizou dinheiro público para financiar ações do movimento. Um recurso contra o modo como a CPMI ganhou sobrevida foi apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), mas a sua colega Kátia Abreu (DEM-TO) tratou de indeferir o pedido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), já em outubro de 2010.

O prazo da prorrogação chegou ao fim, no final de janeiro, sem que nada mais fosse votado ou discutido. Em tempo: a confirmação do encerramento formal da CPMI do MST surge no bojo do anúncio da decisão unânime da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que determinou o trancamento do processo instaurado contra integrantes do MST, acusados da prática de crimes durante a ocupação da Fazenda Santo Henrique/Sucocitrico Cutrale entre agosto e setembro de 2009, mesma época em que foi articulada a ofensiva contra os sem-terra que veio a dar origem à comissão.

Anvisa aprova novos medicamentos genéricos


Deu no Hoje em Dia - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a entrada de cinco novos medicamentos genéricos no mercado. Os genéricos aprovados foram a dacarbazina, usada contra o câncer; a entacapona, utilizada no tratamento do mal de Parkinson; a rosuvastina cálcica, para diminuir o colesterol; a quetiapina, prescrita em casos de esquizofrenia e o tenofovir, contra aids e hepatite B.

Com a liberação da agência reguladora, o Ministério da Saúde anunciou a produção de 9 milhões de comprimidos do genérico do tenofovir, fabricados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O primeiro lote deve ser produzido a partir do próximo mês. Cerca de 64 mil pessoas com aids usam o medicamento no país. O ministério prevê ainda uma economia de R$ 80 milhões por ano.

Os genéricos são mais baratos que os remédios de marca em pelos menos 35%. Eles possuem o mesmo princípio ativo do medicamento de referência, inclusive dose e fórmula farmacêutica.

A Anvisa informou que a autorização atende à política de priorizar o registro de medicamentos que ainda não têm genérico ou apontados como prioridade pelo Ministério da Saúde. Nos últimos nove anos, a agência reguladora autorizou, em média, 300 registros de genéricos por ano.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Enquete: Nativa FM na frente


No último dia de votação da enquete para a escolha da FM mais ouvida de Imperatriz, via Web,  a Rádio Nativa, está disparada  na frente das demais, com uma diferença de 34% a mais,  da segunda colocada, a Rádio Terra.
VOTE AQUI AO LADO

É bom lembrar que a preferência revelada abaixo, é de internautas que ouvem as FM’s   enquanto trabalham ou navegam nos www’s.

Foram até agora, registrados 170 votos. Confira os números:


EMISSORA
VOTOS
PORCENTAGEM
RÁDIO NATIVA (99,5)
86
50%



RÁDIO TERRA (100,3)
28
16%



RÁDIO JOVEM PAN (101,3)
23
13%



RÁDIO MIRANTE (95,1)
12
7%



RÁDIO DIFUSORA SUL (105,1
10
5%



RÁDIO MAIS  (102,71)
8
5%

AMANHÃ SERÁ REVELADA A FM VENCEDORA. 
MAS, HOJE, AINDA DÁ TEMPO VOTAR.




terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Deram um TT no Sarney, mas, ele resolveu não RT

O Twitter Oficial do STF – Supremo Tribunal Federal - deu um TT, nesta 3ª feira(15),   indagando sobre “quando será que o Sarney vai resolver  pendurar as chuteiras?”. Como não poderia ser diferente, o burburinho foi grande. E, claro, o post foi retirado na seqüência, antes que os RTs sobre o Presidente do Senado, José Sarney(PMDB/AP) se espalhassem nas Redes.
Posto foi apagado - Foto: Reprodução

Entretanto, como já diziam os nossos avós, em profecia: “caiu na rede (social) é peixe” e, de fato, a coisa se espalhou.

Para buscar o responsável pela gafe, o STF acionou a Secretaria de Tecnologia para descobrir o autor ou autora do feito. Pois, bem, descobriu-se que quem causou o “desconforto” entre STF e Senado fora uma funcionária terceirizada.

O presidente do STF ligou para Sarney para  desculpar-se pelo ocorrido. O presidente do Senado disse que nem tinha visto o post no Twitter. Mas, em se inteirando dos fatos, não quis levar a coisa à diante. Resolveu não dar RT. 

O Blog do Senado divulgou a posição do Presidente – Veja video abaixo:


QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A ATITUDE DA FUNCIONÁRIA E A POSIÇÃO DO PRESIDENTE DO SENADO?

ALAGAMENTO RIMA COM SOFRIMENTO - ATÉ QUANDO?

AVENIDA JK  - IMPERATRIZ, MA. HOJE(15), ÀS 8:00h








AS FOTOS ESTÃO AÍ, O TEXTO É VOCÊ QUEM FAZ!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que é que o Nordeste tem?

  • Marcas regionais do Nordeste superam as nacionais em 7 das 12 categorias analisadas pelo estudo da Nielsen
  • As famílias nordestinas são compostas, na maioria, por quatro a cinco pessoas (43%), com nível sócio econômico baixo (64%), que preferem consumir no varejo tradicional e no atacado
  • Comprar itens mais sofisticados é uma tendência em todo o Brasil que começa a aparecer na região nordestina
São Paulo, Brasil, dezembro de 2010 – Compreender os costumes e o perfil de consumo de uma região como o Nordeste não é tarefa fácil, tanto pela extensão territorial quanto por suas peculiaridades. A região tem dimensões equivalentes a um país, destaca-se no cenário econômico interno pelo desempenho acima da média nacional e tem número de habitantes maior que países como Chile e Nova Zelândia. Se o Nordeste fosse um país, seria a 39ª economia do mundo. 

Para entender mais sobre essa região, a Nielsen (www.br.nielsen.com), empresa global de informação e mídia, apresenta uma pesquisa detalhada com características e potencialidades do consumo no Nordeste brasileiro.

“É a região que apresenta crescimento mais consistente. Em dois anos, os consumidores de baixa renda deixaram de representar 67% da população, caindo para 64%”, afirma Olegário Araújo, diretor de atendimento da Nielsen.

Além disso, o aumento do consumo do Nordeste também é superior à média do Brasil. Enquanto a região cresce 7,9%, o consumo no País cresce 6,2%, de acordo com os itens da cesta avaliados pela Nielsen.


Perfil do consumidor nordestino - As famílias nordestinas são compostas, na maioria, por 4 a 5 pessoas (43%), com nível sócio econômico baixo (64%), e donas de casa mais jovens que buscam preço e promoção. Elas também compram, predominantemente, em canais tradicionais e atacados.

A força das regionais – De acordo com o estudo, as marcas regionais têm grande destaque no Nordeste. Elas superam as nacionais com percentuais acima de dois dígitos, destacando-se em 7 das 12 categorias analisadas. As marcas regionais de água mineral e leite em pó, nos oito primeiros meses do ano, cresceram em volume 39,2% e 20,6%, contra 7,5% e 2,3% das nacionais, respectivamente.

Esse fenômeno também é atribuído pela adequação das necessidades da região com preços mais competitivos (30% abaixo do mercado) e embalagens que priorizam o custo em relação ao benefício.
“Os fabricantes estão investindo na busca de clientes em um novo estágio de consumo. Muitos produtos são de empresas nacionais ou globais, mas as marcas são regionais”, esclarece Araújo. 

Sofisticação e indulgência – Nesse novo estágio de consumo, fatores como sofisticação e indulgência (quando a pessoa adquire um produto mais premium pensando “Eu mereço”) também começam a despontar e a influenciar os consumidores mais humildes na hora da compra. Um exemplo fica com a categoria de papel higiênico no segmento de folha dupla que cresceu em volume na casa dos 40% comparado a 2008, tendo a região Nordeste como destaque. Já para a indulgência, a movimentação fica por conta dos biscoitos recheados. Em valores, a categoria de biscoitos (waffer, Maria, salgados, água e sal etc.) aumentou 4,2% em relação a 2009, sendo que os recheados contribuíram em 59% para esse crescimento.


Sobre The Nielsen Company (www.br.nielsen.com)
The Nielsen Company é uma empresa global de informações e mídia com posições de liderança na indústria de informações de mercado e consumidor, televisão, inteligência on-line, mensuração de telefonia celular, feiras e eventos e publicações comerciais (Billboard, The Hollywood Repórter e Adweek). De controle privado, com sede em Nova York (EUA), está presente em mais de 100 países. Para mais informações, acesse www.br.nielsen.com ou www.nielsen.com.

Fonte: Nielsen

Morre Luís Brasília - Produtor Cultural da Mirante

Deu no Imirante - Morreu, na madrugada desta segunda-feira (14), vítima de falência múltiplas dos órgãos, o produtor cultural da Mirante FM, Luís Bezerra da Silva Filho, 53 anos, popularmente conhecido como Luís Brasília. Ele deu entrada no último dia 7 de fevereiro, no Hospital das Clínicas, no município de Imperatriz, com dores no fígado e, ao se submeter a exames, foi constatado cirrose hepática. O quadro se agravou na sexta-feira, dia 11. Luís Brasília foi conduzido inconsciente para a UTI do hospital e morreu por volta da 1h da manhã.

Natural de Brasília, ele chegou a Imperatriz na década de 80 trazido pelo empresário Onofre Corrêa para trabalhar em campanha política. Em 1987, foi trabalhar na Mirante FM a convite do empresário Fernando Sarney, onde exerceu por cinco anos a função de diretor Artístico da emissora. Luís Brasília passou também pela TV Mirante onde apresentou o programa "Arte Nativa", responsável pela divulgação de artistas como Erasmo Dibel, Carlinhos Veloz, Nenem Bragança e Zeca Tocantins. LEIA MAIS
 
Como diz a Bíblia: "A vida é um conto ligeiro" (Sl 90.9)  - Saudade do amigo, "Brasa"! Meus sentimentos à família e aos familiares.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

FM mais ouvida em Imperatriz - Atualização (3)


Na semana do fechamento da pesquisa de audiência, entre os internautas, sobre as Rádios FM´s mais ouvidas de Imperatriz, segue abaixo, mais uma parcial. 

VOTE AQUI AO LADO
Rádio Nativa disparou na votação. Estrategicamente, a emissora está convocando os seus ouvintes a entrarem no Blog e deixarem ali,  os seus votos. 

É isso aí!

Será que o quadro muda até a próxima 5ª feira(17)? 

Confira no quadro abaixo, as votações feitas por 
158 participantes

EMISSORA
VOTOS
PORCENTAGEM
RÁDIO NATIVA (99,5)
81
51%



RÁDIO TERRA (100,3)
26
16%



RÁDIO JOVEM PAN (101,3)
20
12%



RÁDIO MIRANTE (95,1)
11
6%



RÁDIO DIFUSORA SUL (105,1
10
6%



RÁDIO MAIS  (102,71)
10
6%