Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sexta-feira, 25 de março de 2011

Grande encontro de garimpeiros de Serra Pelada

Neste final de semana eu, juntamente com uma equipe da Band Imperatriz, estarei acompanhando a Assembléia dos garimpeiros ligados à Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, aonde se fará presente, dentre outras autoridades, o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. Após as reuniões as autoridades farão uma visita à  mina de Serra Pelada,    que já foi considerada o maior garimpo a céu aberto do mundo.


Sobre o encontro

Cerca de 20 mil associados da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) deverão participar neste domingo (27) em Curionópolis de mais uma assembleia da categoria que vai tratar dos itens constantes no edital de convocação da AGO. Dentre os temas estão a prestação de contas do exercício de 2010 e a eleição do novo Conselho Fiscal da cooperativa. Será apresentado também o novo quadro social da cooperativa, que foi reformado. “Tiramos do quadro social 6.500 nomes fictícios”, informou o presidente da Coomigasp, Gessé Simão.

Seminário

Segundo ele, ocorrerá no Teatro Municipal de Curionópolis um seminário sobre “Mineração e Geologia no Sul do Pará”, organizado pela prefeitura municipal do município e pela Coomigasp, e coordenado pelo secretário de Geologia Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar. Participarão do evento representantes da Vale, do Grupo de Mineração Leolar e da parceria  Coomigasp/Colossus. O evento contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão,  deputados e senadores dos estados do Pará e do Maranhão, prefeitos da região, entre outras autoridades.

O encontro será encerrado no domingo  às 12h30 pelo ministro Lobão, que, após almoço da comitiva, se deslocará até a mina de Serra Pelada, onde fará uma visita oficial àquele que já foi considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo. Estão previstas também as presenças dos senadores João Ribeiro (PR-TO), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Edison Lobão Filho (PMDB-MA), do presidente da Assembleia Legislativa do estado do Pará, Manoel Pioneiro, além de deputados federais e estaduais do Pará e do Maranhão. 

Viabilidade do Projeto

Em recente audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Pará, em Belém, os deputados estaduais paraenses conheceram detalhes da nova situação da Mina de Serra Pelada. “Já estamos gerando emprego e renda a uma população que aplaudi e apóia o projeto da Nova Mina de Serra Pelada, o qual também servirá para melhorar a qualidade de vida dos milhares de garimpeiros sócios da Coomigasp´”, afirmou Gessé Simão durante sua exposição no plenário daquela casa legislativa, para em seguida fazer um alerta: “Lamento que esses elementos criminosos expulsos de Serra Pelada por fomentar assassinatos, a prostituição infantil e o tráfego de drogas, entre elas o crack, para jovens indefesos, agora batem nos gabinetes dos deputados na tentativa de induzi-los a apoiar as suas mentiras”, disse ele, conforme destacou a própria assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Pará.

Balanço

Ao fazer um balanço de suas atividades como presidente da Cooperativa de Mineração do Garimpo de Serra Pelada, Gessé Simão, afirmou que está cumprindo com sua missão. “Iniciamos com o propósito de resolver a situação de Serra Pelada. Passamos por um momento crucial para receber nosso alvará de pesquisa, que era discutido demasiadamente por um grupo oposicionista. Esse grupo dizia que esse direito não era da Coomigasp. Após a confirmação do CNPJ da cooperativa por parte do ministério da Fazenda, ficou comprovado que o direito de receber o alvará era de fato da Coomigasp. Em seguida vieram as pesquisas e mais uma vez sofremos com perseguições e chantagens do grupo oposicionista, que é formado por uma minoria”, destacou.

Gessé Simão explicou que todas as etapas foram cumpridas, de acordo com a legislação: apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); debate e solicitação do direito minerário por intermédio da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM); elaboração do Plano de Aproveitamento Econômico - PAE, que foi discutido e aprovado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e obtenção da licença ambiental junto ao Conselho de Meio Ambiente do Estado do Pará; a liberação da Licença de Instalação (LI) e finalmente a liberação da concessão de lavra por parte do ministério de Minas e Energia. “Foi uma luta, mas obtivemos uma grande conquista e foi uma festa muito bonita. E era tudo o que o garimpeiro precisava. Ter a concessão de lavra para implantar o projeto e em seguida partir para a produção mineral tão sonhada e tão desejada. A verdade é que hoje o garimpeiro tem realmente uma mina, que já foi instalada e está sendo implantada. Após implantada, nós vamos iniciar a produção mineral possivelmente no final deste ano”, afirmou Gessé,  ressaltando que os “garimpeiros estão unidos no mesmo propósito e confiantes em tudo isso”.

Projeto Nova Serra Pelada

Paralelo ao desenvolvimento do Projeto da Nova Serra Pelada, diversas ações para melhoria da qualidade de vida da comunidade estão sendo realizadas na vila. As ações atingem desde crianças até a melhor idade, mas principalmente os jovens em idade escolar, levando práticas esportivas e educativas que contribuem para que esses jovens saiam das ruas e não se envolvam com drogas e outras práticas ilícitas.

O ano de 2010, especialmente o segundo semestre, foi cheio de atrativos e de projetos na área social: reformas em escolas, projetos esportivos, baile para idosos roda de leitura, cinema, ação de cidadania, entre outros. Em 2011, mais programações foram planejadas para gerar bem estar social em Serra Pelada.

Parceria

A parceria da Coomigasp/Colossus tem fortalecido a economia da região do sul do Pará. O município de Curionópolis vem recebendo novas empresas e, com isso, tem aumentado o número de trabalhadores na área. Os poucos hotéis e restaurantes existentes não são suficiente para atender a demanda. A exploração mecanizada da mina de Serra Pelada começa a dar outra cara para a região e as perspectivas são as melhores em termos de fortalecimento e desenvolvimento econômico e social para a Vila de Serra Pelada e para Curionópolis.
De acordo com informações da empresa Colossus, a mineradora vem investindo a cerca de quatro anos em Serra Pelada, tendo aplicado quase R$ 30 milhões somente em pesquisas. Segundo ele, a empresa pretende investir US$ 120 milhões até o final de 2011, quando o minério começa a ser explorado.

ASCOM Coomigasp

Terremoto em Myanmar deixa 74 mortos

Brasília - O Nordeste de Myanmar, antiga Birmânia, foi atingido ontem (24) por um terremoto de magnitude 6,8 graus na escala Richter. Pelos últimos dados, pelo menos 74 pessoas morreram e 111 ficaram feridas. A região mais afetada foi a das cidades de Tali e Tachilek perto da fronteira com a Tailândia. O tremor destruiu 244 casas, nove escritórios do governo e 14 mosteiros budistas de Myanmar.

Pelos dados do Serviço de Geologia dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS), os tremores de terra atingiram, além de Myanmar e da Tailândia, o Laos. O epicentro foi localizado no Nordeste de Miammar, a 589 quilômetros de Yangun e 772 quilômetros ao Norte de Bangcoc.

O Nordeste de Myanmar é isolado, por ser uma área montanhosa e, segundo especialistas, os dados chegam de forma lenta. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho - um braço da Cruz Vermelha - enviou mil kits de ajuda humanitária para a área. O acesso à região, entretanto, é difícil o que influencia na demora de até quatro dias para a chegada dos kits aos locais atingidos.

Em Chiang Rai, no Norte da Tailândia, na fronteira com Myanmar, uma mulher morreu após ser esmagada pela queda de uma parede. Muitos turistas saíram às ruas e não se atrevem a voltar para os hotéis, enquanto os serviços de emergência permanecem em alerta.

Na Tailândia, o terremoto foi sentido na capital Bangcoc e no Norte do país. Foram identificadas falhas de energia e problemas com redes de telefonia móvel.
 
Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 24 de março de 2011

Suspeitos de clonagem de carros presos em Estreito


Uma ação da Polícia Militar de Estreito do Maranhão,  prendeu, na quarta-feira (23), quatro homens por formação de quadrilha e clonagem de veículos. Foram presos Geusivaldo José Vieira, o ‘Sabóia’, natural de Campinas do Piauí (PI); Valdo Genuário dos Santos, o ‘baiano’, natural de Santa Cruz da Cabralia (BA); Francisco das Chagas Lima e Rafael Silva Silveira, ambos naturais de Imperatriz.

A Prisão
Uma guarnição do 12º Batalhão de Polícia Militar avistou, na quarta-feira (23), os quatros suspeitos em um veículo Fiat Strada Adventure, às margens da BR 226, em Estreito. Na abordagem, nada foi encontrado, e logo em seguida eles foram liberados.

Em investigações, a Secretaria-Adjunta de Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP, juntamente com policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da 18ª Delegacia de Imperatriz, localizaram o proprietário do veículo usado na fuga pelos elementos, que afirmou usar o veículo diariamente em seu trabalho. Em posse dessas informações e por determinação do secretário de Segurança, Aluísio Mendes, o 12º BPM com o apoio da Força Tática efetuaram a prisão dos quatro acusados.

Todos foram encaminhados para a Delegacia de Estreito e autuados pelos crimes de formação de quadrilha, receptação, adulteração de veículos e uso de documentos falsos. Segundo informações, os peritos do Instituo de Criminalística (Icrim) de Imperatriz comprovaram a adulteração no motor e do chassi do veículo. A caminhonete ainda passará por uma perícia completa para identificar todas as marcações.

                                 Valdo Genario dos Santos

 Francisco das Chagas Lima
 Geusivaldo Jose Vieira


 Rafael Silva Silveira







Fonte: SSP-MA

Serra Pelada: fim de semana movimentado


Ministro Edison Lobão - Minas e Energia
Os deputados estaduais do Pará que participaram da audiência pública ocorrida na última quarta-feira (16),  saíram convencidos de que o projeto de desenvolvimento mineral da Nova Mina de Serra Pelada é de grande importância para o Estado e para a sociedade garimpeira da Coomigasp. Eles irão formar uma comissão para visitar o projeto no próximo dia 27, mesmo dia em que o ministro de Minas e Energia Edison Lobão e o governador paraense  Simão Jatene, estarão  também visitando  a mina de Serra Pelada .

O que foi observado pelas lideranças garimpeiras é de que a classe política do Pará, em especial os deputados estaduais, até ontem, não sabia que o velho garimpo, deu lugar a um grande projeto de mineração tocado pela parceria Coomigasp e Colossus  que já  está gerando  renda e empregos ao município de Curionópolis. A audiência pública da ALP foi para atender a um pedido feito por Luiz da Mata, João Lepos e Fernando Marcolino. O trio levantou inverdades, por exemplo, de que em Serra Pelada havia conflitos e de que a população não estava satisfeita com a implantação da mina entre outras falácias.
Gov do Pará  Simão Jatene

O contraponto foi feito pela Coomigasp, Agasp Brasil, Freddigasp, Abasp e Amasp que desembarcaram em Belém na manhã de quarta-feira com cerca de 550 garimpeiros de varias cidades do Pará e do Maranhão. Uma parte ocupou o plenário da ALP. A outra parte se concentrou em frente do Poder Legislativo com suas faixas nas mãos.

O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, ao subir a tribuna louvou a iniciativa do deputados João Salame, Marcio  Miranda e Manoel Pioneiro  pela instalação da audiência publica.

 “Nunca esta Casa em toda a sua historia se interessou em defender o povo garimpeiro de Serra Pelada. Durante a Ditadura fechou os olhos e concordou passivamente com o trabalho escravo,  com a tortura e a humilhação em que foram submetidos  aos milhares de cidadãos brasileiros  que passaram pelo garimpo de Serra Pelada. Não existe nos anais do Poder legislativo  paraense alguma ação  que pudesse atenuar a situação de extrema miséria  que ficou por mais de 19 anos a pobre comunidade de Serra Pelada, depois que o garimpo foi fechado. Embora tarde,  mesmo assim, quero louvar hoje a iniciativa do deputado João Salame  autor do pedido dessa audiência publica”, disse  o presidente da Agasp Brasil, depois de historiar quase 30 anos de omissão.

Gessé Simão - Pres. da Coomigasp
Já o presidente da Coomigasp, Gessé Simão fez uma exposição  aos parlamentares  sobre todo o processo da implantação da mina que deve entrar em operação  ainda este ano. “Já estamos gerando emprego e renda a uma população que aplaudi e apóia o projeto da Nova Mina de Serra Pelada o qual também servirá para melhorar a qualidade de vida dos milhares de garimpeiros sócios da Coomigasp”, afirmou o presidente, que disse ainda. “Lamento que esses elementos criminosos expulsos de Serra Pelada por fomentar assassinatos, a prostituição infantil e trafego de drogas entre elas o crak para jovens indefesos, agora batem nos gabinetes dos deputados na tentativa de induzi-los a apoiar as suas mentiras”, disse Gessé.

 O contrato entre a Coomigasp e Colossus também foi exposto de forma clara aos deputados presentes a audiência. Numa explicação cristalina o advogado Daniel Vilas Boas discorreu sobre cada ponto do contrato de parceria e deixou o documento a disposição dos deputados. O presidente da Assembléia Legislativa, Manoel Pioneiro e o deputado João Salame optaram pela formação de uma comissão de deputados com a tarefa de visitar o projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada e conversar com a comunidade.

Fonte: ASCOM COOMIGASP

quarta-feira, 23 de março de 2011

Velhos, lindos, mas, sofridos.

Hoje me deparei com uma situação que me fez repensar as  condições de alguns homens e mulheres em minha cidade, Imperatriz do Maranhão.

Um homem empurrando um carrinho, vendendo algumas verduras e frutas. Até aí, nada de estranho, pois, as ruas do Brasil estão cheias de ambulantes que sobrevivem e mantém a família desses recursos.

No entanto, o que me chamou a atenção foi a idade e as condições físicas daquele  brasileiro. Aparentava uns 80 anos, cabelos em paina, corpo franzino e passos lentos, que não conseguiam mais acompanhar a velocidade do tempo, pra ele agora,  marcada em metros por hora, em suas frágeis condições.

Passei por ele de carro, mas, os dois artistas que o viram, pintaram-no  e fixaram no quadro emoldurado da minha mente que ainda, o contempla pelo retrovisor da vida sumindo aos poucos, destacando as cãs daquele pacato cidadão.

Até quando? E por que os nossos velhos não são tratados com dignidade e decência? Quais as virtudes de uma sociedade que não poupa os seus velhos e não lhes dá honra devida? Cabelos que embranqueceram no combate da vida, não merecem no final de sua batalha, descanso?

Entre as várias vozes que se levantaram para relatar as conseqüências da tragédia recente do Japão, onde o terremoto e o tsunami arrasaram várias cidades, uma entrevista me marcou. Uma senhora de origem japonesa, disse que o caos fez renascer algo bom no meio do seu povo. Segundo ela, jovens e adolescentes estavam cuidando dos velhos feridos e traumatizados. Pegavam-nos nas ruas, abrigavam-nos, davam banho neles, tratando-os com carinho, jamais visto antes, nessa nova geração.

Lá ou cá, tudo isso me faz recordar a ilustração daquele homem que separou um quarto para o seu idoso pai morar nos fundos do quintal, por dar muito trabalho dentro de sua casa e incomodar sua esposa e filhos. Tudo do velho era separado, nada se misturava às coisas de sua família. Inclusive, o prato que o velho comia era de madeira, bem como a sua colher. Um belo dia, esse homem que assim tratava o seu velho pai, chegou em casa e viu o seu filhinho com uma faca e um pedaço de pau na mão. O pai, curioso, lhe perguntou o que ele estava fazendo. Ao que o garotinho, prontamente,  respondeu: “Estou preparando o seu prato, papai, pra quando o senhor envelhecer”.

Como estamos tratando os nossos velhos?


 Alguém está preparando os nossos pratos!


terça-feira, 22 de março de 2011

Árvores necessitam da água e nós, das duas.

Li, gostei e repasso:

Deu no  O Progresso - A empresa Construtora Franco Engenharia, com sede em Imperatriz e atuação em toda a região, é um exemplo tanto de responsabilidade social quanto ambiental. Há menos de um mês, seu proprietário, o engenheiro civil e ambientalista João Neto Franco, eliminou os copos de plásticos que serviam funcionários, fornecedores e pessoas que visitavam a sede da empresa.

O empresário mandou confeccionar em acrílico copos personalizados para todos os funcionários, os quais, desde então, deixaram de utilizar os copos descartáveis que se amontoavam nas proximidades dos bebedouros. “Hoje cada um de nós temos um copo, com o nosso nome, o qual utilizamos diariamente durante o serviço”. Os copos descartáveis que ainda existiam na empresa passaram a ser utilizados para o plantio de mudas.

Para tanto, João Neto Franco organizou uma equipe que passou a organizar as mudas das mais diversas árvores nos copinhos, as quais são tratadas diariamente no pátio da empresa, num local destinado exclusivamente para esse trabalho. As mudas serão plantadas nas proximidades da sede e da residência do engenheiro, que ainda as distribui com os vizinhos.

Nesta terça-feira (22), quando se comemora o Dia Nacional das Águas, João Neto Franco vai promover um café da manhã com os funcionários para, em seguida, realizar o plantio de 30 mudas de ipê na porta da sede e 30 mudas de açaizeiros, numa área dos fundos. “Vamos também distribuir com nossos vizinhos algumas mudas para serem plantadas em ruas do bairro do Bacuri”.

João Neto Franco vai aproveitar a oportunidade para inaugurar a placa do laboratório de sondagem do solo com o nome de Clodoaldo Rodrigues dos Santos, em homenagem ao funcionário que começou os trabalhos de sondagem e que também preparou todos os sondadores que trabalham na empresa. “Praticamente todos eles passaram pelas mãos do Clodoaldo, que era um ótimo funcionário”, recorda João Neto.


O engenheiro lembra que, por coincidência, Clodoaldo dos Santos foi assassinado, após uma tentativa de assalto, há exatos 7 anos, no dia 22 de março de 2004. De acordo com João Neto Franco, o funcionário, apesar de receber um bom salário, ainda trabalhava no período da noite como mototaxista, quando foi assaltado e morto. “Ele foi um ótimo funcionário e deixou um grande exemplo para todos nós”, afirmou.

O proprietário da Franco Engenharia, que é um dos fundadores e diretor da Fundação Rio Tocantins – Memorial do Pescador, realiza há muitos anos um projeto de arborização digno de respeito e elogio. “Apesar de atuarmos com a construção civil, nós temos prazer em desenvolver nossa responsabilidade ambiental, sem nos esquecermos de nossa responsabilidade social”, concluiu Neto Franco.

Fonte: Domingos Cesar em O Progresso - Noticiário - Cidade

Parabéns do Blog ao João Neto Franco!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Bom marketing vs Mau marketing

Marketing, por si, não é algo bom ou ruim. É simplesmente o modo como uma empresa fala conosco. Pessoas usam suas bocas, empresas usam marketing. É objetivo. Entretanto, como as empresas decidem falar é outra história. E nesse caso como eles se apresentam pra gente é na maioria ruim.







   

O bom marketing nos oferece uma visão do mundo.
O mau oferece a você um produto pra comprar.



O bom marketing fala por nós.
O mau marketing fala para nós.


O bom marketing parte de uma causa.
O mau marketing parte de um objetivo.

O bom marketing gera lealdade.
O mau marketing gera transações.

O bom marketing promove valores.
O mau marketing valoriza promoções.

O bom marketing nos diz exatamente como a empresa pensa.
O mau marketing nos diz o que a empresa quer que nós pensamos que ela pensa.

O bom marketing seduz.
O mau marketing mira (target).

O bom marketing nunca menciona preço.
O mau marketing sempre menciona preço.

O bom marketing usa o produto pra ajudar a contar uma história.
O mau marketing conta história sobre produtos.

O bom marketing é sobre nós.
O mau marketing é sobre eles.

O mau marketing manipula.
O bom marketing inspira.

Fonte: Pequeno Guru