Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

quinta-feira, 24 de março de 2011

Serra Pelada: fim de semana movimentado


Ministro Edison Lobão - Minas e Energia
Os deputados estaduais do Pará que participaram da audiência pública ocorrida na última quarta-feira (16),  saíram convencidos de que o projeto de desenvolvimento mineral da Nova Mina de Serra Pelada é de grande importância para o Estado e para a sociedade garimpeira da Coomigasp. Eles irão formar uma comissão para visitar o projeto no próximo dia 27, mesmo dia em que o ministro de Minas e Energia Edison Lobão e o governador paraense  Simão Jatene, estarão  também visitando  a mina de Serra Pelada .

O que foi observado pelas lideranças garimpeiras é de que a classe política do Pará, em especial os deputados estaduais, até ontem, não sabia que o velho garimpo, deu lugar a um grande projeto de mineração tocado pela parceria Coomigasp e Colossus  que já  está gerando  renda e empregos ao município de Curionópolis. A audiência pública da ALP foi para atender a um pedido feito por Luiz da Mata, João Lepos e Fernando Marcolino. O trio levantou inverdades, por exemplo, de que em Serra Pelada havia conflitos e de que a população não estava satisfeita com a implantação da mina entre outras falácias.
Gov do Pará  Simão Jatene

O contraponto foi feito pela Coomigasp, Agasp Brasil, Freddigasp, Abasp e Amasp que desembarcaram em Belém na manhã de quarta-feira com cerca de 550 garimpeiros de varias cidades do Pará e do Maranhão. Uma parte ocupou o plenário da ALP. A outra parte se concentrou em frente do Poder Legislativo com suas faixas nas mãos.

O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, ao subir a tribuna louvou a iniciativa do deputados João Salame, Marcio  Miranda e Manoel Pioneiro  pela instalação da audiência publica.

 “Nunca esta Casa em toda a sua historia se interessou em defender o povo garimpeiro de Serra Pelada. Durante a Ditadura fechou os olhos e concordou passivamente com o trabalho escravo,  com a tortura e a humilhação em que foram submetidos  aos milhares de cidadãos brasileiros  que passaram pelo garimpo de Serra Pelada. Não existe nos anais do Poder legislativo  paraense alguma ação  que pudesse atenuar a situação de extrema miséria  que ficou por mais de 19 anos a pobre comunidade de Serra Pelada, depois que o garimpo foi fechado. Embora tarde,  mesmo assim, quero louvar hoje a iniciativa do deputado João Salame  autor do pedido dessa audiência publica”, disse  o presidente da Agasp Brasil, depois de historiar quase 30 anos de omissão.

Gessé Simão - Pres. da Coomigasp
Já o presidente da Coomigasp, Gessé Simão fez uma exposição  aos parlamentares  sobre todo o processo da implantação da mina que deve entrar em operação  ainda este ano. “Já estamos gerando emprego e renda a uma população que aplaudi e apóia o projeto da Nova Mina de Serra Pelada o qual também servirá para melhorar a qualidade de vida dos milhares de garimpeiros sócios da Coomigasp”, afirmou o presidente, que disse ainda. “Lamento que esses elementos criminosos expulsos de Serra Pelada por fomentar assassinatos, a prostituição infantil e trafego de drogas entre elas o crak para jovens indefesos, agora batem nos gabinetes dos deputados na tentativa de induzi-los a apoiar as suas mentiras”, disse Gessé.

 O contrato entre a Coomigasp e Colossus também foi exposto de forma clara aos deputados presentes a audiência. Numa explicação cristalina o advogado Daniel Vilas Boas discorreu sobre cada ponto do contrato de parceria e deixou o documento a disposição dos deputados. O presidente da Assembléia Legislativa, Manoel Pioneiro e o deputado João Salame optaram pela formação de uma comissão de deputados com a tarefa de visitar o projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada e conversar com a comunidade.

Fonte: ASCOM COOMIGASP