Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O direito à defesa dos apenados do Maranhão

Defensores públicos atendem
apenados em Pedrinhas

 A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) e a Defensoria Geral do Estado (DPE) estão desenvolvendo ações regulares que vem garantindo a defesa de apenados em todo o estado. De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer, as medidas adotadas pela Sejap vão solucionar as dificuldades que os defensores encontram em suas atividades dentro do sistema carcerário. “Não serão medidos esforços a fim de garantir a defesa de apenados em todo o Maranhão” afirmou. 

Em reunião com a corregedora Geral do Estado, Fabíola Barros, o secretário discutiu a implementação de capacitações periódicas realizadas pela DPE, para os servidores e os internos do sistema carcerário no estado de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP). “Estamos analisando a elaboração de uma cartilha que de maneira acessível irá tratar sobre o direito e dever do apenado” sinalizou Fabíola Barros.

Tamer informou que a Sejap, por meio de reformas, tem possibilitado a atuação da Defensoria em todo o sistema.  Ele explicou que as unidades de São Luís e do interior estão sendo revitalizadas e recebem adequações para que o atendimento dos defensores dentro do sistema carcerário não seja interrompido. “Queremos com isso, garantir o direito a defesa, combatendo a superlotação, evitando que um número significativo de pessoas permaneçam detidas, mesmo já tendo cumprido sua sentença” afirmou.

A corregedora Fabíola Barros disse que a ação conjunta entre Sejap e DPE visa solucionar, ainda, a situação dos presos do interior que são encaminhados sem a documentação exigida pela LEP. “Estamos garantindo o pleno exercício da defesa, combatendo a superlotação, evitando que um número significativo de pessoas permaneçam presas, mesmo já tendo cumprido o determinado na sentença” afirmou.

Videoconferência

Com o objetivo de dinamizar o atendimento dos presos no Maranhão, a Sejap e DPE solicitaram durante a visita do diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Augusto Rossini, a implantação de equipamento de videoconferência para o acompanhamento dos processos de execução daqueles que estão em cumprimento de pena  privativa de liberdade no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Diante da solicitação, o diretor geral do Depen acionou imediatamente sua equipe técnica para fazer o estudo de viabilidade do pedido. “A experiência do Maranhão será pioneira no país. A ideia é começar em uma das Varas de Execução e depois estender para as demais”, informou Rossini.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Câmara aprova novo Código Florestal


Deu no IG - O Plenário aprovou, por 410 votos a 63 e 1 abstenção, o texto-base da última versão do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para o projeto de lei do novo Código Florestal, apresentada no último dia 11. Apenas o PSOL e o PV recomendaram voto contrário.

O relatório de Rebelo mantém as exigências de Reserva Legal (porção de mata nativa que varia de 20% a 80% da propriedade) e também as faixas de matas que devem ser preservadas ao longo de cursos d'água - as Áreas de Preservação Permanente (APPs) em beiras de rios.
Isenta, no entanto, pequenas propriedades, de até 4 módulos fiscais (medida que varia de 20 a 400 hectares), a recuperar a Reserva Legal.

Os deputados ainda devem votar em separado uma emenda do PMDB acertada na semana passada entre líderes da base e da oposição, com exceção do PV, do PT e do PSOL.

A emenda contraria a posição defendida pelo Planalto em relação à atualização do código. Dentre outras medidas, retira do Executivo federal a exclusividade de regularizar ocupações em APPs em beiras de rios.

Também amplia os tipos de atividades admitidos nessas regiões e permite ocupações em APPs que tenham ocorrido até julho de 2008.

A partir de agora, os deputados passam a analisar emendas. Um dos pontos polêmicos é a emenda 164, que transfere aos Estados o poder de definir as atividades que poderão ser desenvolvidas em áreas de Proteção Permanente desmatadas.

Antes do início da votação, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Casa, afirmou que o governo é contra a emenda. "O problema não é só conceder aos estados poder para legislar sobre meio ambiente, ela também abre brecha para consolidar todas as áreas desmatadas irregularmente, o que significa anistia para os desmatadores", disse.

Vaccarezza declarou ainda que a presidente Dilma deve tentar alterar o texto no Senado, para então voltar à Câmara. E acrescentou que, caso permaneça a anistia geral das multas para quem desmatou e a consolidação das áreas ocupadas em áreas de preservação permanente, o governo vai vetar.

À tarde, o deputado Moreira Mendes (PPS-RO), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, reclamou da pressão feita pelo Executivo na votação do novo código. “Parece até que querem transferir o Plenário da Câmara para o Palácio do Planalto”, protestou.
A sessão para analisar o projeto deverá prosseguir até a madrugada.


terça-feira, 24 de maio de 2011

Postura no computador - saúde em risco.


Conheça a posição correta para se trabalhar e veja as dicas para se manter longe de tendinites e dores nas costas por causa do uso indevido do computador
Por Rodrigo Lima   

Há algumas semanas, o Superdownloads repercutiu  o estudo publicado na revista Fertility and Sterility, mostrando que o uso do Notebook sobre o colo pode causar problemas à reprodutividade masculina. Nossa matéria também indicou bons modos de ergonomia durante o uso do notebook para que ninguém fique com a saúde debilitada depois de longos períodos em frente à máquina. Nesse casos é comum acometer dores na coluna e tendinites. 

Agora complementaremos estas informações com dicas para quem ainda utiliza um desktop na sua casa ou no trabalho. Para quem não sabe, desktop também é conhecido como computador de mesa. Afinal, o usuário deste tipo de computador também necessita dar atenção à postura em frente ao monitor.

A postura correta

Se você costuma atender ao telefone enquanto trabalha no computador, tenha cuidado. Nunca segure o fone entre a orelha e ombro, pois isso tensiona a região e pode causar dores. O correto é parar com a tarefa no computador ou então utilizar um headset durante a conversa ao telefone.
Nunca deixe o monitor em uma posição lateral de onde está sentado. O indicado é que você o mantenha em sua frente, com a parte superior alinhada na altura dos olhos. Desta maneira, você mantém a coluna ereta e não sobrecarrega os músculos.

Também é importante manter a coluna reta na cadeira, encostada completamente no encosto. Nunca relaxe e "deite", afastando a região lombar do apoio. Na posição correta, você ficará confortável e não tensionará nenhuma parte da coluna.

Tenha atenção com a posição dos cotovelos em relação ao pulso. Eles não devem estar abaixo desta linha, pois isto tensiona os dedos e o punho, podendo causar tendinites na região. Para manter o cotovelo em um ângulo de 90º com o ombro, é importante deixá-lo apoiado no braço da cadeira.

Uma parte do corpo que nem todos dão importância, mas que deve ser ressaltada, é a dos pés. Mesmo se a pessoa estiver na posição correta, mas os pés não alcançarem o chão, ela poderá sofrer as consequências. A maneira correta de se posicionar é manter as costas apoiadas por completo na cadeira, e caso os pés não alcancem o chão, utilizar um suporte apropriado, ou então improvisar com uma lista telefônica, por exemplo.

Desenho da posição correta que a pessoa deve manter em frente ao computador
Outras dicas

Teclado e mouse devem estar no mesmo nível na mesa. Caso o mouse esteja em uma altura superior, o seu uso contínuo sobrecarrega os ombros e o cotovelo. Quem digita textos de livros para o computador, por exemplo, também deve ter atenção no posicionamento das folhas. Não é recomendado deixá-las sobre a mesa, pois esta posição tensiona o pescoço. Para esses usuários, existem suportes para serem afixados ao lado do monitor, que permitem uma leitura melhor, sem afetar a postura. 

Depois de duas horas de trabalho, é extremamente recomendável que o usuário pare por 10 ou 15 minutos e faça alongamentos. Organize suas tarefas para que isso seja possível e saiba que, se você ainda não está acostumado, deverá adquirir esta disciplina. Ao longo do tempo, seu corpo agradecerá.

Alguns exercícios de alongamento a serem feitos nos intervalos do trabalho

Não use o computador no escuro. Isso força a vista, já que os olhos em um ambiente escuro focados diretamente em uma tela clara faz com que as pupilas se dilatem mais do que o normal. Com a luz acesa, ou com o ambiente claro, a sua pupila trabalha de maneira correta.  

Fonte: Superdownloads

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Notebook no colo pode causar infertilidade masculina


Pesquisa recente aponta que usar computadores portáteis no colo pode levar infertilidade nos homens. Fique atento para evitar este e outros problemas relacionados ao tema
Por Tiago Alcantara

A mobilidade trazida pelo uso dos notebooks por vezes esbarra em questões de saúde. Recentemente um estudo publicado na revista Fertility and Sterility indica que o uso do aparelho no colo ou sobre os joelhos, uma das maneiras mais comuns de uso, pode causar problemas à reprodutividade masculina.

O estudo coordenado pelo urologista Yelim Sheynkin, da State University of New York, em Stony Brook, aposta que este tipo de utilização do aparelho cause um rápido aquecimento dos escrotos. A temperatura da região sobe 2,5 graus em média quando do uso do aparelho nesta situação.

Desta forma, em 10 ou 15 minutos, a temperatura de seus escrotos já está acima do que consideramos seguro. Este superaquecimento pode levar à infertilidade, já que os testículos necessitam estar alguns graus mais frios que o restante do organismo para produção do esperma.
De acordo com o estudo, a prevenção pode ser feita apoiando seu laptop sobre uma mesa. O uso de suportes oferece apenas uma falsa sensação de segurança, já que o objeto não ajuda na refrigeração do local. Não é de hoje que o uso dos portáteis em locais como camas e poltronas de aviões causam problemas à saúde do usuário.

Ergonomia para garantir a saúde

Além de problemas para a fertilidade, como informados acima, é comum ouvir pessoas reclamando de dores nas articulações e no pescoço em função do uso dos notebooks. As temidas Lesões por Esforço Repetitivo (LER) são responsáveis por afastar muitos trabalhadores de seus postos.

Algumas dicas interessantes para quem pretende fugir dos males causados pelo uso repetitivo dos aparelhos podem ser colocadas em prática, como utilizar teclados ergonômicos para reduzir a pressão nas mãos e nos pulsos enquanto você troca ideias com seus amigos via Windows Live Messenger (MSN) 2011 ou Google Talk (GTalk), por exemplo. O posicionamento dos teclados em alinhamento com seus braços na hora da digitação também é um fator de prevenção.

Outros cuidados possíveis são a substituição do seu mouse por uma trackball - o dispositivo não precisa ser segurado, basta movê-la com um ou dois dedos e clicar nos botões. Adotar dois monitores também é uma saída que pode poupar uma série de cliques e aumentar sua produtividade, pois permite que você realize duas funções ao mesmo tempo.

Que tal uma pausa no trabalho?

Realizar alongamentos e pausas periodicamente são uma ótima forma de se livrar das lesões por esforço repetitivo, do estresse e de outras doenças mentais como o esgotamento profissional - conhecido como burn out, em inglês. Para manter a saúde do corpo e da mente você pode utilizar ferramentas como o Focus Booster e Workrave.

O primeiro deles é um cronômetro desenvolvido para melhorar o tempo de trabalho em frente ao computador. Além de manter seu estresse menor, você reduz o número de horas ociosas. Já o segundo aplicativo permite que você organize seu expediente agendando as suas pausas e controlando o tempo de trabalho entre elas.