Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

terça-feira, 24 de maio de 2011

Postura no computador - saúde em risco.


Conheça a posição correta para se trabalhar e veja as dicas para se manter longe de tendinites e dores nas costas por causa do uso indevido do computador
Por Rodrigo Lima   

Há algumas semanas, o Superdownloads repercutiu  o estudo publicado na revista Fertility and Sterility, mostrando que o uso do Notebook sobre o colo pode causar problemas à reprodutividade masculina. Nossa matéria também indicou bons modos de ergonomia durante o uso do notebook para que ninguém fique com a saúde debilitada depois de longos períodos em frente à máquina. Nesse casos é comum acometer dores na coluna e tendinites. 

Agora complementaremos estas informações com dicas para quem ainda utiliza um desktop na sua casa ou no trabalho. Para quem não sabe, desktop também é conhecido como computador de mesa. Afinal, o usuário deste tipo de computador também necessita dar atenção à postura em frente ao monitor.

A postura correta

Se você costuma atender ao telefone enquanto trabalha no computador, tenha cuidado. Nunca segure o fone entre a orelha e ombro, pois isso tensiona a região e pode causar dores. O correto é parar com a tarefa no computador ou então utilizar um headset durante a conversa ao telefone.
Nunca deixe o monitor em uma posição lateral de onde está sentado. O indicado é que você o mantenha em sua frente, com a parte superior alinhada na altura dos olhos. Desta maneira, você mantém a coluna ereta e não sobrecarrega os músculos.

Também é importante manter a coluna reta na cadeira, encostada completamente no encosto. Nunca relaxe e "deite", afastando a região lombar do apoio. Na posição correta, você ficará confortável e não tensionará nenhuma parte da coluna.

Tenha atenção com a posição dos cotovelos em relação ao pulso. Eles não devem estar abaixo desta linha, pois isto tensiona os dedos e o punho, podendo causar tendinites na região. Para manter o cotovelo em um ângulo de 90º com o ombro, é importante deixá-lo apoiado no braço da cadeira.

Uma parte do corpo que nem todos dão importância, mas que deve ser ressaltada, é a dos pés. Mesmo se a pessoa estiver na posição correta, mas os pés não alcançarem o chão, ela poderá sofrer as consequências. A maneira correta de se posicionar é manter as costas apoiadas por completo na cadeira, e caso os pés não alcancem o chão, utilizar um suporte apropriado, ou então improvisar com uma lista telefônica, por exemplo.

Desenho da posição correta que a pessoa deve manter em frente ao computador
Outras dicas

Teclado e mouse devem estar no mesmo nível na mesa. Caso o mouse esteja em uma altura superior, o seu uso contínuo sobrecarrega os ombros e o cotovelo. Quem digita textos de livros para o computador, por exemplo, também deve ter atenção no posicionamento das folhas. Não é recomendado deixá-las sobre a mesa, pois esta posição tensiona o pescoço. Para esses usuários, existem suportes para serem afixados ao lado do monitor, que permitem uma leitura melhor, sem afetar a postura. 

Depois de duas horas de trabalho, é extremamente recomendável que o usuário pare por 10 ou 15 minutos e faça alongamentos. Organize suas tarefas para que isso seja possível e saiba que, se você ainda não está acostumado, deverá adquirir esta disciplina. Ao longo do tempo, seu corpo agradecerá.

Alguns exercícios de alongamento a serem feitos nos intervalos do trabalho

Não use o computador no escuro. Isso força a vista, já que os olhos em um ambiente escuro focados diretamente em uma tela clara faz com que as pupilas se dilatem mais do que o normal. Com a luz acesa, ou com o ambiente claro, a sua pupila trabalha de maneira correta.  

Fonte: Superdownloads