Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sábado, 15 de janeiro de 2011

IMAGEM DA SEMANA - UM MILAGRE

Se fôssemos mostrar aqui, as imagens  marcantes da tragédia  da semana, certamente, teríamos uma série interminável de vídeos e fotos, que nos fariam chorar diante de tantas mortes e outras perdas provocadas pela força das águas, em muitas regiões, principalmente da Região Sudeste, como RJ e SP. Mas, vamos ficar com uma delas, que pode sintetizar o horror, o medo, a fé, a força, a coragem e a solidariedade, diante da morte iminente.

O fato ocorreu na última 4ª feira(12), na Região Serrana do Rio de Janeiro, em São José do Vale do Rio Preto. Onde uma empregada doméstica, foi salva por vizinhos que jogaram uma corda na qual, ela se agarrou e foi resgata de um modo impressionante e milagroso.
Uma equipe da Intertv fez as imagens.



 

Fonte: Globo.com

O político nas Redes Sociais - Parte 1


Até bem pouco tempo muitos tinham a impressão de que ficar teclando na Internet era coisa de desocupados. Porém, foi se descobrindo que muita gente se ocupava profissional e socialmente nas multimídias sociais. E hoje, não dá pra fazer de conta que o mundo virtual é coisa de gente que não tem o que fazer no mundo real. Afinal de contas, a web se transformou na grande plataforma do debate democrático e de discussões de temas importantes ou banais de todo o país.

Alguns políticos mais linkados  com a realidade, inclusive virtual, sabem e estão atentos ao poder da interatividade das redes sociais. Manter contatos com os seus eleitores e com outros, em potencial, é de suma importância para quem vislumbra ocupar cargos e desenvolver funções públicas, sendo que o seu público está, cada vez mais, com vida social nas redes.

Observando o comportamento de políticos nas Redes Sociais eu tenho visto que alguns deles são, até, assíduos freqüentadores, como por exemplo, do Facebook e do Twitter. Entretanto, erram o alvo quando não interagem e se tornam mais  centralizadores de informações e opiniões do que canais de interatividade. Quando o político não interage na rede, apenas, age e,  mais como escritor de jornal impresso,  que, por razões óbvias,  não possuem o poder da interação imediata e daí, não percebe a reação do seus seguidores, o que é péssimo para um administrador ou político.

Ora, se empresas estão trabalhando com equipes de plantão nas redes tomando, mais uma vez, o exemplo do Twitter, para dirimir quaisquer dúvidas e dar os devidos encaminhamentos, quando seus nomes ou marcas são mencionados,  antes que boatos ou descontentamentos se espalhem, visto que uma pessoa pode ter dezenas, centenas e até milhares de seguidores,  os políticos, da mesma forma, poderiam usar as redes sociais a seu favor, no nascedouro de qualquer menção a eles.

Mas, fica o alerta. Qualquer político que for se lançar nas Redes Sociais precisará de uma boa equipe de trabalho para dar suporte e retaguarda não só na parte técnica, como na de linha política. Afinal, a Geração “C” está de olho no Conteúdo; regularmente Compartilha e; encontra-se sempre Conectada. 

Falaremos mais sobre o assunto. Acompanhe-nos!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DIRETRIZ ÉTICA PARA BLOGUEIROS


Diante do avanço dos blogs e da liberdade de expressão é importante que o aspecto ético possa marcar os relacionamentos na Blogosfera. Diante dessa realidade, repasso aos colegas blogueiros, uma relação de dicas que todos precisamos atentar, elaboradas pela Dra. Patrícia Peck Pinheiro, Advogada Especialista em Direito Digital. Portanto, fique de olho no “Manual de Conduta do Blogueiro” e evite riscos legais.

1. Na Internet não é preciso ser um jornalista ou representar uma grande empresa de comunicação para ser relevante. Mas, para ser respeitado e não ferir os legítimos direitos de outras pessoas, é necessário comprometimento. 

Não importa se o blog é a atividade principal ou um mero passatempo. Os leitores terão tanto mais respeito pelo trabalho quanto quem o escreveu;

2. Relatar os fatos de forma imparcial é a melhor forma de evitar ser responsabilizado perante terceiros. A manifestação de posicionamentos deve ser prudente e guiada pela ética, preferencialmente sem a publicação de textos difamatórios, ofensivos e boatos; 

3. Aplique em seu blog uma Vacina Legal, ou seja, uma nota que solicite às pessoas que exerçam a liberdade de expressão do modo responsável e ético, sem o uso de palavras agressivas e práticas ofensivas. Isso ajuda a prevenir eventual responsabilidade solidária por comentários de terceiros;

4. Evite expressões injuriosas bem como ameaçadoras dirigidas à pessoa identificada ou identificável. A identificação pode ser feita não apenas pelo nome, mas também por outras formas de qualificação, como pseudônimo, profissão e local de trabalho. A publicação daquelas expressões pode configurar ato ilícito ou mesmo crime contra a honra;

5. A imagem das pessoas é sempre protegida no nosso ordenamento jurídico. Evite usá-la sem autorização e tenha muita atenção, ainda, ao contexto no qual ela será utilizada. Saiba que é permitida a captação da imagem de pessoas em ambientes públicos. Sua publicação, contudo, nunca poderá ser prejudicial à honra, reputação ou ser destinada a fins comerciais; 

6. A colaboração é essencial ao blog. Mas a moderação permanente dos conteúdos postados é um dever de quem faz a gestão da página, de modo a ensejar, inclusive, a exclusão de comentários que possam ferir a proposta do blog ou gerar riscos jurídicos; 

7. Mantenha-se atento à informação desatualizada ou equivocada e seja sensível aos comentários e avisos sobre incorreções, atendendo sempre que os considerar pertinentes; 

8. Nunca promova alterações em logomarcas de marcas registradas, sob nenhum pretexto. Mesmo o direito de reclamação do consumidor está limitado pelo abuso de direito, os excessos da liberdade de expressão são puníveis;

9. Mencione, sempre, a fonte de suas informações e não apresente como seu um conteúdo alheio;

10. Em caso de erro, escrever demais para se retratar pode piorar a situação; redija suas erratas ou mesmo um pedido de desculpas de forma simples e inequívoca;

Ao seguir essas recomendações, você pode fazer valer a sua opinião com responsabilidade. E ainda preservar sua reputação digital!



MEC divulga resultados do ENEM 2010


O resultado do Enem 2010 que estava marcado para ser divulgado hoje, dia 14, foi antecipado e  saiu, ainda, no dia de  ontem. Para consultar o resultado individual o participante deverá acessar a página de acompanhamento no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/ e informar seu CPF e senha. Também é possível consultar o resultado utilizando número de inscrição e senha. Caso não se recorde da senha, poderá recuperá-la no próprio sistema, mediante informação de CPF. A senha será encaminhada por e-mail ou SMS.

O resultado individual apresenta o desempenho do participante nas quatro provas objetivas (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias) mais a nota da redação. 

A nota das provas objetivas é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite a comparabilidade entre provas diferentes. Para o cálculo das proficiências leva-se em consideração os parâmetros do item (dificuldade, discriminação e acerto ao acaso) e a coerência nas respostas. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Inep/MEC

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Prefeituráveis de Imperatriz, em 2012 - Mais uma prévia.


Segue mais uma prévia do resultado da escolha dos prefeituráveis de 2012, em Imperatriz. Veja como está o Ranking, quando faltam 6 dias para o fechamento da enquete,  em nosso Blog. 

Os resultados das votações até os  dias 12 e 13 de janeiro, do ano em curso, estão lado-a-lado.


      DIA 12
     DIA 13

VIRTUAL CANDIDATO
PORC.
VOTOS
PORC.
VOTOS

SEBASTIÃO MADEIRA
27%
   16
25%
   18







CARLOS AMORIM
16%
   10
15%
   11







ILDON MARQUES
16%
   10  
16%
   12  







TEREZINHA FERNANDES
16%
   10  
21%
   15







JUSTINO FILHO
11%
   07  
12%
   09  







RIBAMAR CUNHA          
05%
   03  
04%
   03  







ROGÉRIO FROTA
05%
   03  
04%
   03  


    59 Votos
    71 Votos


Aproveite e dê o seu voto na enquete ao lado. Escolha o seu Candidato