Até bem pouco tempo muitos tinham a impressão de que ficar teclando na Internet era coisa de desocupados. Porém, foi se descobrindo que muita gente se ocupava profissional e socialmente nas multimídias sociais. E hoje, não dá pra fazer de conta que o mundo virtual é coisa de gente que não tem o que fazer no mundo real. Afinal de contas, a web se transformou na grande plataforma do debate democrático e de discussões de temas importantes ou banais de todo o país.
Alguns políticos mais linkados com a realidade, inclusive virtual, sabem e estão atentos ao poder da interatividade das redes sociais. Manter contatos com os seus eleitores e com outros, em potencial, é de suma importância para quem vislumbra ocupar cargos e desenvolver funções públicas, sendo que o seu público está, cada vez mais, com vida social nas redes.
Observando o comportamento de políticos nas Redes Sociais eu tenho visto que alguns deles são, até, assíduos freqüentadores, como por exemplo, do Facebook e do Twitter. Entretanto, erram o alvo quando não interagem e se tornam mais centralizadores de informações e opiniões do que canais de interatividade. Quando o político não interage na rede, apenas, age e, mais como escritor de jornal impresso, que, por razões óbvias, não possuem o poder da interação imediata e daí, não percebe a reação do seus seguidores, o que é péssimo para um administrador ou político.
Ora, se empresas estão trabalhando com equipes de plantão nas redes tomando, mais uma vez, o exemplo do Twitter, para dirimir quaisquer dúvidas e dar os devidos encaminhamentos, quando seus nomes ou marcas são mencionados, antes que boatos ou descontentamentos se espalhem, visto que uma pessoa pode ter dezenas, centenas e até milhares de seguidores, os políticos, da mesma forma, poderiam usar as redes sociais a seu favor, no nascedouro de qualquer menção a eles.
Mas, fica o alerta. Qualquer político que for se lançar nas Redes Sociais precisará de uma boa equipe de trabalho para dar suporte e retaguarda não só na parte técnica, como na de linha política. Afinal, a Geração “C” está de olho no Conteúdo; regularmente Compartilha e; encontra-se sempre Conectada.
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