Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Caiu na Rede... As empresas e o SAC virtual

O poder das redes sociais é impressionante. E o uso delas por parte das empresas, é  um exemplo claro de sua eficiência, com respostas imediatas, além, do contato direto com os clientes ou clientela em potencial.

Um exemplo disso aconteceu semana passada com o Professor Isnande Barros.  Eu seguia o professeor  Isnande no Twitter quando ele mencionou com outra pessoa na mesma rede, que a sua Sky não estava pegando. A pessoa também, disse que em sua casa, da mesma forma, a Sky estava com problemas. E o que aconteceu? Ao mencionarem na rede a @sky, imediatamente, o pessoal da  referida empresa entrou perguntando, mais ou menos assim: "Sr @isnandebarros, b. tarde. Em que a Sky pode ajudar para resolver o seu problema?" 

Isnande me disse que até se espantou com o monitoramento e a agilidade da empresa ao ser mencionada na rede social. Então, Isnande e seu outro contato, explicaram dizendo, que  o problema era apenas, a chuva que caía no momento sobre a cidade de Imperatriz e que isso estava interferindo no sinal. A @sky agradeceu e se prontificou a resolver os problemas relacionados à empresa, quando esses surgirem.
Outro exemplo, disso, são as redes bancárias que estão atentas ao que delas são mencionados nas redes sociais. É o caso do Santander, que ao ser citado no Twitter, os monitores, de imediato, entram perguntando se podem ajudar no problema em questão.
Sem dúvida, a grande descoberta, não é apenas fazer uso das redes sociais e, sim, como tirar o melhor proveito delas.

Apesar de algumas empresas estarem contratando pessoal especializado para tomar conta da mesma, nas redes sociais, por conta do estrago que pode ocorrer  com o nome da instituição por meio de  uma notícia negativa espalhada na rede, muitas empresas ainda, não se deram conta da importância estratégica de estarem voltadas para as mídias sociais, não apenas como ferramentas de  marketing ou propaganda, mas também como um SAC virtual. 

Sobre o assunto, uma matéria postada no Computerworld mostra que "das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review, 41% ainda lidam com o desafio de descobrir como tirar proveito da social media". LEIA MAIS.