Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

terça-feira, 10 de maio de 2011

Maranhão ainda não atingiu 50% da meta de vacinação.

Mulher é imunizada na Campanha Nacional
de Vacinação contra o vírus Influenza
A Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) conclama idosos, gestantes, indígenas e pais de crianças menores de dois anos de idade a participarem da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza, que termina nesta sexta-feira (13). Até agora, os municípios só atingiram 45% da meta estipulada para o Maranhão, que é de imunizar 932,11 mil pessoas no estado.
Este ano, a campanha tem como diferencial a vacinação de gestantes e crianças com idade entre 6 meses e 2 anos. Segundo o secretário adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Alberto Carneiro, esta parcela da população foi incluído pelo Ministério da Saúde por figurar no grupo de risco que pode apresentar complicações quando acometido pelo vírus Influenza.  
No Maranhão, os dados revelam que já foram vacinadas contra gripe, em todos os grupos (idosos, gestantes, crianças, indígenas e trabalhadores da saúde), 421.896 pessoas, e a meta de atingir 80% em cada parcela da população ainda está sendo buscada. Já foram vacinados 48,23% dos idosos, 48,91% das crianças (6 meses a 2 anos), 32,28% das gestantes, 18,90% de indígenas, e 49,48% de trabalhadores da saúde.
Segundo a coordenadora estadual de Imunização e chefe do Departamento de Doenças Imunoprevinives da SES, Helena Almeida, o percentual parcial atingido até agora revela um processo natural ocorrido em outras campanhas anteriores. “Os números são divulgados mediante a informação de dados no sistema nacional de imunização, e por isso ainda existem muitos números a serem informados, principalmente no que diz respeito à população indígena, o que certamente elevará este percentual nas próximas horas”, explicou.
Outra característica é o crescimento acentuado da vacinação em postos de saúde nos dias que antecedem o encerramento da campanha marcado para próxima sexta-feira (13). O crescimento da procura não será problema, segundo a coordenação, devido ao planejamento feito para atender a demanda.
“Nós disponibilizamos as doses para todas as regionais repassarem aos seus municípios, bem antes do inicio da campanha, de acordo com cada especificidade da população a ser imunizada. Além disso, disponibilizamos mais 10% do numero necessário para ajustes. O que a população tem que fazer é ir ao posto tomar a dose dentro do prazo, pois não há previsão de prorrogação do período da campanha”, alertou Helena Almeida.
Fonte: SES-MA