Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Médicos formados fora do Brasil já podem se inscrever para revalidar diploma


Deu no DCI - Médicos formados fora do Brasil podem se inscrever, a partir desta segunda-feira (27), no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). As inscrições vão até o dia 10 de julho no endereço http://revalida.inep.gov.br. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os candidatos terão de passar pela prova escrita (eliminatória) e prática. A primeira, com questões de múltipla escolha e discursivas, está marcada para o dia 28 de agosto e será aplicada em Manaus, Fortaleza, Porto Alegre, Campo Grande, Brasília e no Rio de Janeiro. O exame prático ocorrerá nos dias 1º e 2 de outubro, somente em Brasília.

A taxa de inscrição para a primeira fase é R$ 100, e para a segunda, R$ 300. Para se inscrever no Revalida, o candidato deve ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter diploma expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelas autoridades de educação do país de origem. Na hora da inscrição pela internet, é preciso enviar imagem (frente e verso) do diploma. O interessado irá escolher uma das 37 universidades públicas que participam do programa para emitir o diploma e selecionar o local onde pretende fazer a prova escrita.

É a segunda vez que o Ministério da Educação aplica o exame nacional, ainda em implantação no país. O ministério alega que o modelo unificado poupa tempo e reduz os custos para os candidatos, além de ser mais rápido. A expectativa é que os resultados saiam até dezembro. Na edição anterior, 628 pessoas se inscreveram, 281 fizeram as provas e apenas duas candidatas foram aprovadas. Para este ano, o ministério espera a inscrição de 800 médicos.

Várias universidades ainda mantêm o processo tradicional, em que cada uma tem seu próprio procedimento e valores para a revalidação de diplomas médicos estrangeiros.

Fonte: DCI