Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Deputado Federal Luciano Moreira morre em acidente de carro.

O deputado federal Luciano Moreira (PMDB-MA) sofreu um acidente na noite desta quinta-feira (16), em Morros quando retornava da cidade de Barreirinhas. O parlamentar não resistiu aos ferimentos e morreu.

Um pouco de sua vida e carreira 
 
Origem

Nascido no interior do Ceará, Luciano é um dos 4 filhos de Dona Eleonora e Seu Oliver, que vendia chapéu de palha pra sustentar a família. Dona Eleonora sempre conta que desde pequeno Luciano já demonstrava sua personalidade. Diz que nunca viu bebê tão calmo e, quando ela menos percebia, ele já estava dormindo.
Apesar da condição simples, Seu Oliver sempre investiu na educação dos filhos. Luciano estudou em colégio público e se formou em Economia.

Antes de entrar na faculdade, aos 16 anos iniciou como estagiário da Secretaria de Planejamento do Ceará, onde deu os primeiros passos para sua formação em Planejamento Governamental.
Foi naquela época que Luciano começou a sentir algo que traz até hoje: a vontade de mudar o Serviço Público pra melhor.

Carreira
  • 35 anos de vida pública
  • 22 anos como Secretário de Estado, sem nenhum dia de interrupção, nas áreas de Planejamento, Administração, Educação, Ciência e Tecnologia, Assuntos Estratégicos e Previdência.
  • Teve atuação de destaque no Governo Tasso Jereissati, Ceará, referência nacional em diversos setores da administração pública.
  • Por volta de 1990 recebeu o chamado do Maranhão para lançar as bases de uma reforma administrativa no Estado.
  • Implantou um novo modelo de gestão para um Estado Moderno e iniciou um levantamento censitário através do programa O Censo do Bom Senso, que buscava conhecer o perfil dos Servidores Públicos.
  • Esse programa foi a base para que Luciano criasse o 1º plano de carreira, cargos e salários do Servidor Público da história do Maranhão.
  • à frente da Secretaria de Administração do Governo, levantou a bandeira dos concursos públicos para todas as áreas, lançando o 1º grande concurso do Estado do Maranhão, para 12 mil novas vagas.
  • Pouco tempo depois, Luciano Moreira conseguiu um grande benefício: a Anistia da Casa Própria, que ajudou milhares de pessoas a quitarem as dívidas do financiamento de suas casas.
  • Por exemplo, quem estava com uma dívida de 10 mil reais, quitava sua casa por apenas 600 reais. Essa medida beneficiou mais de 12.000 famílias de baixa renda, tanto no Interior, quanto em São Luís.
  • Luciano Moreira implementou o programa Minha Casa, com mais de 5 mil unidades habitacionais, sendo mais de 2 mil no interior. As mais conhecidas foram as unidades dos condomínios Novo Tempo no Cohafuma, com 732 apartamentos, e no Angelim, com 550 apartamentos, ambos em São Luís.
  • Luciano Moreira é o pai do Shopping do Cidadão, o mais bem-sucedido projeto na área, que facilitou a vida de todos nós. é um importante marco na vida do maranhense e um grande sucesso na carreira de Luciano.
  • Ele também lutou pela causa do idoso e do aposentado: criou e implementou a Universidade da Terceira Idade - UNITI e o Programa de Apoio ao Idoso - PAI, que dão exemplo para o Brasil de como tratar dignamente as pessoas da melhor idade.
  • Além disso, buscou a melhoria da qualidade dos serviços públicos, criando a Escola de Governo - EGMA, que até hoje faz um trabalho importante de capacitação e qualificação profissional dos servidores.
  • Mais recentemente, em 2009, Luciano Moreira colocou em prática um amplo Programa de Valorização do Servidor Público.
  • E acabou com a Lei do Cão, que prejudicava o salário de milhares de servidores. Com o fim dessa lei, Luciano, apoiado pelo Governo, conseguiu aumentos que variaram de 30 a mais de 100%, para mais de 50 mil profissionais entre policiais militares e civis, bombeiros, servidores de atividades operacionais e profissionais de nível superior.
  • Em todo esse tempo de carreira, Luciano nunca foi alvo de nenhum processo público. No Brasil de hoje, isso tem muito valor.
  • Autor de artigos e publicações, recentemente lançou o livro Reforma do Estado e Cidadania - Contexto Maranhão, com selo da Fundação Getulio Vargas, uma das mais respeitadas instituições do país.
  • Luciano Moreira fez e viveu tanta coisa boa no Maranhão que, em 2009, recebeu da Assembléia Legislativa o título de Cidadão Maranhense.
................................
Abaixo, a família de Luciano Moreira fala do cidadão, do marido, do pai, do avô, numa campanha que envolve o coração e o sentimento familiar.


Nosso mais profundo sentimento por essa perda. Deus conforte essa família!