Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Maranhão do Sul - cantiga de grilo

Temos ouvido falar tanto e durante tanto tempo e foram tantos os pais e padrinhos da criação do Estado do  Maranhão do Sul que pouca gente bota  fé quando alguém levanta essa bandeira, de tempos em tempos.

A última e, portanto, mais recente manifestação foi do Deputado Federal, Chiquinho Escórcio que, recentemente, indagado se a idéia era criar um novo projeto a resposta foi de que a proposta é desarquivar o projeto do então Deputado Federal e hoje Prefeito, Sebastião Madeira.

Segundo o Deputado Escórcio, é preciso deixar o povo do Maranhão,  escolher se quer mesmo ou não o novo Estado, através de um plebiscito.

Bom, o certo é que enquanto aqui, a coisa vai sendo levada no “banho maria”, a Câmara acaba de aprovar, nessa quinta-feira(5), a realização do tal plebiscito no Pará, para a criação não de mais um, mas, sim, de dois novos Estados, Carajás e Tapajós. E para isso, já estão reservados R$8,6 milhões.  

Segundo o projeto, Carajás terá 39 municípios, ficando no Sul e Sudeste do Pará,  tendo  Marabá como  o maior deles. Carajás teria 27 municípios, ficando a oeste do Estado, tendo Santarém como a sua maior cidade.

Na defesa dos novos Estados, os Deputados Paraenses, assim como os defensores da causa no Maranhão, citam o Tocantins e o Mato Grosso do Sul, como os grandes exemplos de   divisões  que deram certo.

O certo é que nos parece que as coisas estão mais céleres para a divisão de dois Estados no Pará do que para apenas um, no Maranhão. Lá, parece que  os políticos estão dando vôos de águia. Os daqui, não passam da cantiga de grilo.