Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

terça-feira, 15 de março de 2011

Feira da Construção Civil 2011


Deu no G1 - Aquecido, o mercado de construção civil tem criado diversas ferramentas para agilizar obras e reduzir seus custos. As inovações estão presentes no evento Feicon Batimat 2011, que começou nesta terça-feira (15) e vai até sábado (19) em São Paulo. Casas moduladas, de cerâmica ou de entulho, softwares para planejar e adaptar custos e equipamentos que substituem dois profissionais por apenas um são algumas das novidades.

Modelos utilizados nos Estados Unidos e no Chile – principalmente na reconstrução de casas após o terremoto que devastou o país – são alguns dos lançamentos. Em vez de tijolos, placas de madeira revestidas com membranas impermeáveis podem baratear os custos em até 30%. Elas são montadas sobre estruturas de metal,  que substituem as vigas comuns.

A agilidade na construção pode ser até 60% superior, dizem os fabricantes. “Em cinco dias, uma casa de 40 metros quadrados pode ser construída por quatro pessoas”, diz Rubens Campos, um dos diretores da LP Brasil. A empresa vende as placas de madeira e as membranas para acabamento, além de dar treinamento e assessoramento para a construção das casas.

Uma das apostas do mercado é a “casa de cerâmica”. De olho na expansão do mercado com programas como o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, o Sindicato da Indústria da Cerâmica para Construção do Estado de São Paulo (Sindicercon) construiu uma casa em cinco dias a um custo de R$ 32 mil. São 54 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia externa. Em larga escala, os gastos podem cair ainda mais. Segundo a entidade, empresas que já adotaram o modelo consumiram R$ 28 mil por unidade em projetos de 40 casas.

Corte de gastos

O segredo para cortar gastos está em detalhes como um telhado que não utiliza madeira para ser sustentado – e sim treliças – e sistema elétrico planejado, com tubulações embutidas já na fase de alvenaria, o que evita depois a quebra de paredes.

“Essa casa tem construção rápida, muito custo-benefício porque é totalmente planejada e modulada. Compramos exatamente a quantidade de bloco e argamassa exata, a quantidade de todos os itens que vão nessa casa são exatos. Ela não tem desperdício”, explica o consultor do sindicato, Paulo Manzini.
Evitar desperdício de material e de mão de obra é o mantra das empresas. Numa delas, o entulho produzido por uma obra, que geralmente é descartado, vira tijolo. LEIA MAIS