Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

I have a dream: morar às margens de um riacho!


“Tenho o privilégio de morar às margens de um riacho!” – Ah, como eu gostaria de ter orgulho de dizer essa frase. Na verdade, eu moro mesmo,  próximo às barrancas do Riacho Santa Tereza, em um dos bons bairros de Imperatriz, Juçara. Mas, infelizmente, ao invés de prazer, às vezes me dá é nojo. O Santa Tereza é uma das artérias contaminadas que despeja tudo o que não presta em nosso sofrido Rio Tocantins.

A população imperatrizense (aí to dentro),  precisa ter mais zelo pelos nossos riachos que cortam a cidade. A prefeitura tem o dever de limpá-los regularmente e mantê-los  escoáveis, para evitar transbordamento com o excesso de chuvas  e calamidades entre os moradores. Entretanto,  “o dever de limpar é de um só, mas, de manter limpo, é de todos”. 

Diante disso, me arrisco a pensar e a sugerir, uma Triple Action ou, no bom e velho português, uma Ação Tríplice: Limpeza, Conscientização e Educação. À frente dessas ações, claro,  deve estar a Prefeitura de Imperatriz, elaborando um Plano que envolva  à comunidade da seguinte forma:

Limpeza: manter uma equipe permanente de limpeza dos córregos, com ações planejadamente datadas. A primeira será bastante trabalhosa, pois, é geral. Entretanto, se for permanente, as demais serão apenas, de manutenção. Mas, não pode parar, se não o trabalho não rende e os gastos serão sempre enormes com eficiência e eficácia mínimas.

Conscientização: É necessário elaborar uma campanha de conscientização nos Meios de Comunicação de Massa e nas Redes Sociais. Um plano de mídia que mobilize  o povo sobre a importância de termos riachos vivos. Mostre não só como estão, mas, como poderão ser. Deixe o povo visualizar o ideal.

Educação: O município tem nas mãos a Rede Municipal de Ensino e estou certo de que as Redes Estadual e Particular, também não se esquivarão de participar de uma campanha educativa ambiental acirrada. A Prefeitura, por exemplo, pode estabelecer premiação, nas várias feiras de ciências e pesquisas, realizadas ao longo do ano. Deve elaborar projetos que poderão captar recursos do Governo Federal. Área ambiental é de interesse de todos.

Se o Projeto for claro, transparente e objetivo, a Prefeitura terá o apoio do comércio e da indústria. Afinal, quem não deseja ver uma cidade saudavelmente cuidada?

Bom, fica aí a sugestão e meu apoio. Afinal, ainda quero dizer: “Tenho o privilégio de morar às margens de um riacho!”  

Obs: Quem tiver outras sugestões...ajude.