Fazer refletir no texto o contexto sem, entretanto, usar o pretexto de textualizar sem contextualizar - Laércio Castro

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Trilhos, asfalto e água: o desenvolvimento passa por aqui



Imperatriz  vive um momento de expansão e desenvolvimento acelerados. Nos últimos 5 anos, os imperatrizenses estão vendo e vivendo a explosão impar em sua história. Afinal, a cidade que já passou por vários ciclos, tais como, o do ouro, o da madeira e o do arroz, por exemplos, vive hoje, o momento da firmação definitiva,  como o grande centro de compras de produtos e de serviços, além de ser o Polo de negócios de uma região metropolitana denominada de Tocantina, para onde acorre, gente dos estados vizinhos do Pará e do Tocantins, principalmente. 

A transformação de Imperatriz se dá tanto na vertical, com o soerguimento de grandes edifícios de moradia e hotéis em construção, bem como, na horizontal, com as redes de lojas, shoppings centers, filiais de empresas nacionais e estrangeiras sendo implantadas, principalmente às margens de uma das principais rodovias do país, a BR 010 (Belém-Brasília), que corta Imperatriz.

Por muito tempo, alguns defenderam a tese de que Imperatriz jamais teria indústrias de grande porte, por conta de sua exclusiva vocação para o comércio. Tese essa, que começa a cair por terra, com a vinda e instalação  de empresas como a Suzano Papel e Celulose e a Coca-Cola que, por certo, darão ao Brasil e ao exterior grande visibilidade para o município, atraindo para cá, outras indústrias e consequente, rotatividade comercial e geração de qualificação, emprego e renda.

Imperatriz, é uma cidade geograficamente estratégica, aonde, num raio de 800 quilômetros dá acesso a 4 capitais brasileiras (São Luis-MA; Belém-PA; Terezina-PI e; Palmas-TO). Um município cortado por um rio que faz parte de um dos grandes projetos hidroviários do país, a Bacia Tocantins-Araguaia que, com a recente inauguração da Eclusa de Tucuruí, está a um passo de se tornar transportável e economicamente barato. Para se ter uma idéia, a Marinha do Brasil – Agência Imperatriz, nos últimos 3 anos, já formou cerca de 70 Marinheiros Fluviais de Convés, onde alguns, já saem do curso com emprego garantido.

Outro ponto a favor de Imperatriz é a Ferrovia Norte-Sul que também, corta o município. Ela que   já foi chamada de "Transamazônica sobre trilhos", uma referência negativa à rodovia abandonada na Amazônia, hoje, um é dos maiores investimentos do Governo Federal na área de transporte e que, entre Açailândia (MA) e Palmas (TO), num trecho de 720 quilômetros, a Vale, em leilão realizado em 2007, pagou R$ 1,48 bilhão para usar e administrar a malha por 30 anos. 

Assim, sobre trilhos, sobre asfalto e sobre águas, o progresso e o desenvolvimento do Brasil, obrigatoriamente, passarão por Imperatriz, fazendo a integração entre o Norte e o Sul do país, sendo o município imperatrizense o entroncamento do desenvolvimento do Norte-Nordeste.

Um comentário:

Davi disse...

Eu concordo com os fatos citados no texto muito bem elaborado. Parabéns!
Como imperatrizense fico contente com investimentos feitos na cidade. Economicamente isso é muito salutar.
Todavia tenho que discordar com o parágrafo inicial que aqui transcrevo: "Imperatriz vive um momento de expansão e desenvolvimento acelerados"; principalmente pela abrangencia dos termos expansão e desenvolvimento.
Essa visão de Estado Liberal há muito foi superada na história mundial. O que se sabe é que expansão economica não tem relação direta com 'expansão e desenvolvimento' humano; e esse é o questionamento que faço.
Espero que os INVESTIMENTOS que estão sendo feitos aqui, gerem RETORNO também aqui na cidade.
Como o Pastor Laércio sabiamente citou, nossa cidade já passou por diversos ciclos econômicos e as contribuiçôes que deixaram para a população nos aspectos que são considerados no IDH não foram exatamentes significativos.
É apenas uma consideração de quem deseja ver Imperatriz MUITO MAIS desenvolvida em aspectos humanistas.

Postar um comentário