Foto: Valdemar Neves- Imagem do Prédio que desabou, feita em dezembro de 2010 |
Segundo informações do Portal ORM, a Defesa Civil Estadual divulgou, no final da manhã deste domingo (30), o balanço parcial das buscas aos desaparecidos do desabamento da construção do prédio Real Class, no bairro de São Brás. Três operários ainda são considerados desaparecidos. Ao todo cinco pessoas estavam sendo consideradas desaparecidas. Na manhã de hoje, o corpo de uma idosa, que morava em uma casa vizinha ao prédio, foi encontrado. Um operário manteve contato com a Defesa Civil informando que não estava no prédio. Mas a informação só será oficializada quando ele comparecer ao local do acidente.
Segundo o major Augusto Lima, da Defesa Civil, o operário manteve contato telefônico, mas foi orientado a ir ao local do acidente para se identificar. 'Só vamos oficializar essa informação depois que ele comparecer aqui e se identificar com carteira de identidade', explicou. O nome do suposto operário ainda não foi divulgado.
Um levantamento parcial aponta para 21 pessoas desabrigadas na tragédia. Eles foram encaminhados à hotéis. Ainda não há informações fechadas sobre o número de desalojados. LEIA MAIS NO PORTAL ORM
Na tarde desse domingo(30) a Prefeitura Municipal de Belém, divulgou Nota Oficial, esclarecendo como estava o processo de legalização da obra da construtura do Real Class junto à Secretaria Municipal de Urbanismo. Veja abaixo:
Prefeitura de Belém
Coordenadoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa e Documentação (NID)
Em relação ao acidente ocorrido com o edifício Real Class, localizado na Travessa Três de Maio, entre Governador José Malcher e Magalhães Barata, a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) esclarece:
A Seurb informa que toda construção de obras multifamiliares (prédios habitacionais) para obter licenciamento, necessitam cumprir as seguintes exigências previstas no Plano Diretor do Município de Belém Lei 8655/2008.
a) Preenchimento do formulário fornecido pela Seurb;
b) Documento de posse ou propriedade do terreno;
c) Comprovante de quitação dos 5 ultimos anos de IPTU;
d) Projeto arquitetônico completo, assinado pelo responsável técnico e carimbado pelo CREA/PA e Corpo de Bombeiros Militar;
e) Parecer Favorável do I Comando Aéreo Regional;
f) Anotação de Responsabilidades Técnicas, fornecidas pelo CREA, em relação aos técnicos responsáveis pela autoria do projeto, execução da obra e projetos complementares;
g) Em caso de construções previstas para o entorno de bens e imóveis tombados pelo patrimônio cultural, licença dos órgãos do patrimônio histórico;
Tendo cumprindo todos os requisitos, acima descritos, a empresa Real obteve o Alvará de Obra nº 0051/08 de 25 de 01 de 2008, que tem vigência anual e que foi devidamente renovado conforme determina a legislação.
Informamos ainda que o prefeito de Belém, Duciomar Costa, consternado com a tragédia e solidário com as vítimas, esteve no local para acompanhar os trabalhos dos servidores da Prefeitura de Belém que estão auxiliando na desobstrução da via e na busca por possíveis vítimas. Ele se reuniu com representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal e Estadual, e Forças Armadas, se prontificando a colaborar no que fosse preciso para ajudar nas buscas e na remoção de escombros, bem como na limpeza do local.
A Sesma disponibilizou três Unidades de Suporte Avançado (USA) - ambulâncias do tipo UTI - e quatro Unidades de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foram encaminhadas ao local para realizar os primeiros atendimentos aos possíveis sobreviventes do desabamento. Trinta profissionais de resgate entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas atuam no local. No Pronto Socorro Municipal de Belém da 14 de Março foi montado um sistema de plantão especial.
A Sesan trabalha no local com 15 caçambas, quatro pás mecânicas, dois carros muncks, dois hidrojatos, um caminhão pipa e guinchos. No início da noite a Seurb disponibilizou 16 refletores e três escavadeiras para auxiliar no trabalho.
Ao todo, 200 funcionários da Prefeitura de Belém estão trabalhando em regime de plantão na área da tragédia. Sesan, Sesma, Seurb, Semma, Guarda Municipal, Funpapa, CTBel, Defesa Civil e AmaBelém participam dos trabalhos.
A CTBel informa que o tráfego de veículos está fechado nas avenidas José Malcher e Magalhães Barata, no perímetro entre a 14 de Abril e Alcindo Cacela. O itinerário do transporte coletivo, que circulavam na José Malcher, foi desviado para a rota Antonio Baena-Antônio Barreto-Alcindo Cacela-José Malcher. Enquanto que, o tráfego de veículos da Magalhães Barata está sendo feito pela Gentil.
A CTBel faz um apelo para que a população busque rotas alternativas ao perímetro, pelo menos até a próxima terça-feira (1º). A Companhia de Transportes de Belém informa ainda que os veículos estacionados próximos ao local do desabamento foram removidos para a Castelo Branco e 9 de Janeiro. Apenas, dois automóveis - que estavam danificados, foram encaminhados para o pátio da CTBel, a fim de garantir a segurança dos veículos.
................................
Prefeitura Municipal de Belém
Coordenadoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa e Documentação
Contatos: (91) 3114-1006 // 3114-1002
E-mail: comuspmb@gmail.com
Site: www.belem.pa.gov.br