Temos ouvido falar tanto e durante tanto tempo e foram tantos os pais e padrinhos da criação do Estado do Maranhão do Sul que pouca gente bota fé quando alguém levanta essa bandeira, de tempos em tempos.
A última e, portanto, mais recente manifestação foi do Deputado Federal, Chiquinho Escórcio que, recentemente, indagado se a idéia era criar um novo projeto a resposta foi de que a proposta é desarquivar o projeto do então Deputado Federal e hoje Prefeito, Sebastião Madeira.
Segundo o Deputado Escórcio, é preciso deixar o povo do Maranhão, escolher se quer mesmo ou não o novo Estado, através de um plebiscito.
Bom, o certo é que enquanto aqui, a coisa vai sendo levada no “banho maria”, a Câmara acaba de aprovar, nessa quinta-feira(5), a realização do tal plebiscito no Pará, para a criação não de mais um, mas, sim, de dois novos Estados, Carajás e Tapajós. E para isso, já estão reservados R$8,6 milhões.
Segundo o projeto, Carajás terá 39 municípios, ficando no Sul e Sudeste do Pará, tendo Marabá como o maior deles. Carajás teria 27 municípios, ficando a oeste do Estado, tendo Santarém como a sua maior cidade.
Na defesa dos novos Estados, os Deputados Paraenses, assim como os defensores da causa no Maranhão, citam o Tocantins e o Mato Grosso do Sul, como os grandes exemplos de divisões que deram certo.